Covid-19: Montemor-o-Velho isenta setor social do pagamento de água, saneamento e resíduos

| País
Porto Canal com Lusa

Montemor-o-Velho, Coimbra, 24 mar 2020 (Lusa) - O município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, anunciou hoje que as entidades concelhias do setor social vão ficar isentas do pagamento de água, saneamento e resíduos sólidos, enquanto os consumidores domésticos vão ter uma redução de 50%.

A medida aprovada pelo executivo camarário para fazer face à pandemia da covid-19 aplica-se às faturas emitidas nos meses de abril e maio.

"Esta é uma proposta solidária, de cariz excecional e tem como objetivo minimizar o impacto desta situação epidemiológica que estamos a atravessar. A medida está inserida num conjunto mais alargado de ações que estamos a desenvolver", refere o presidente da autarquia, num comunicado enviado à agência Lusa.

Emílio Torrão salienta que "os munícipes estão no topo das preocupações, mas também se tem de continuar a tomar decisões que permitam manter o equilíbrio orçamental" da Câmara.

Para o autarca de Montemor-o-Velho, "esta é uma situação sem precedentes na história mais recente e está-se a tentar por todos os meios minimizar os impactos da pandemia da covid-19".

"Continuamos com confiança, rigor e firmemente comprometidos em tomar decisões que visam apoiar e proteger da comunidade", sublinha o presidente da Câmara.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 30 mortes, mais sete do que na véspera, e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista mais 302 casos do que na segunda-feira.

Dos infetados, 203 estão internados, 48 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.