Covid-19: Laos anuncia primeiros casos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Vienciana, 24 mar 2020 (Lusa) -- O Laos, um dos poucos países da Ásia até agora sem casos do novo coronavírus, anunciou hoje que dois cidadãos foram diagnosticados com a covid-19.

Segundo a televisão pública do Laos, os casos registados na capital do Laos, Vienciana, dizem respeito a uma guia turística, 36 anos, que tinha acompanhado um grupo de turistas europeus, e a um homem, 28 anos, que se tinha deslocado a um congresso em Banguecoque.

Myanmar (antiga Birmânia), que se mantinha como um dos raros países com população significativa ainda imune à pandemia de covid-19, declarou na segunda-feira os seus primeiros casos do novo coronavírus.

O Ministério da Saúde indicou que dois cidadãos do país, um de 36 anos proveniente dos Estados Unidos e outro de 26 anos vindo do Reino Unido, registaram testes positivos.

Quer o Laos quer Myanmar têm sistemas de saúde muito precários.

Dezenas de milhares de trabalhadores migrantes tinham começado a fugir da Tailândia, onde os casos da covid-19 se multiplicam, e a dirigir-se para o Laos e a Birmânia.

A Tailândia confirmou hoje mais três mortes, o que faz subir para quatro o número de vítimas mortais devido ao novo coronavírus.

As autoridades de saúde tailandesas também anunciaram mais 106 novos casos, sendo agora o balanço total de 827 infetados no país desde janeiro. Cinquenta e sete dos infetados já recuperaram.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 360.000 pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 6.077 mortos em 63.927 casos.

 

PAL // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.