UE e EUA dizem que Moscovo está isolado e advertem para novas sanções devido à desestabilização na Ucrânia

UE e EUA dizem que Moscovo está isolado e advertem para novas sanções devido à desestabilização na Ucrânia
| Mundo
Porto Canal

Os líderes da União Europeia e o Presidente norte-americano afirmaram hoje que a Rússia está "isolada" a nível global e garantiram que vão manter "uma ação coordenada" para aprofundar as sanções caso continue a "desestabilização na Ucrânia".

Estas posições foram assumidas pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e pelo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Barack Obama, durante a conferência de imprensa que encerrou a cimeira União Europeia-Estados Unidos, em Bruxelas.

Os três líderes sublinharam estar "unidos" no apoio à Ucrânia e procuraram passar uma mensagem de isolamento de Moscovo perante a comunidade internacional.

Barack Obama advertiu que tanto as Nações Unidas, como a União Europeia, como a NATO, reprovam as ações da Rússia e que todos os países do G7, que se reunirá em junho em Bruxelas, tomaram sanções contra aquele país.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.