Info

Covid-19: BE abre hoje primeiro debate quinzenal após estado de emergência

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mar 2020 (Lusa) - O Bloco de Esquerda abre hoje na Assembleia da República o primeiro debate quinzenal com o primeiro-ministro, António Costa, após a declaração do estado de emergência devido à pandemia da covid-19.

Após a abertura, pelo BE, a ordem das questões colocadas ao chefe do executivo prossegue por ordem decrescente de representação parlamentar: PS, PSD, PCP, CDS-PP, PAN, PEV, CH e IL.

A conferência de líderes parlamentares decidiu na segunda-feira que o debate quinzenal de terça-feira será feito apenas com quórum de funcionamento (um quinto dos deputados, 46), e que o plenário voltará a reunir-se em 01 de abril, podendo renovar o estado de emergência.

O Governo transmitiu na conferência de líderes de segunda-feira, através do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, disponibilidade para "reuniões periódicas com os líderes parlamentares para dar informações contínuas sobre o ponto de situação relativo ao novo coronavírus", de acordo com a informação da porta-voz da reunião e deputada do PS, Maria da Luz Rosinha.

Esta é o primeiro debate quinzenal com o primeiro-ministro após o decreto do estado de emergência devido à pandemia de Covid-19, depois de a Assembleia da República ter aprovado a declaração do estado de emergência e a proposta de lei do Governo com medidas para conter os efeitos da pandemia Covid-19.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

ACL (SMA) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Rio garante que "Regionalização está no programa do PSD"

Rui Rio, Presidente do PSD, garantiu ao Porto Canal que "a Regionalização está no programa do partido", declarações feitas à margem do arranque da volta nacional que ficou marcada com uma enchente de gente em arruada nas ruas de Barcelos. 

João Cotrim Figueriedo diz que "Iniciativa Liberal representa uma verdadeira alternativa"

O Líder Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, disse ao Porto Canal, no primeiro dia de campanha eleitoral marcado por um torneio de voleibol na praia de Matosinhos, que a "Iniciativa Liberal representa uma verdadeira alternativa".

Cabeça de lista do CDS ao Porto mostra-se preocupada com a preservação do mundo rural

A cabeça de lista do CDS ao Porto, Filipa Correia Pinto, mostrou-se preocupada, no primeiro dia de campanha eleitoral, com a preservação do mundo rural, nomeadamente dos produtores de leite, onde estes se queixam "dos elevados custos de produção e das dificuldades que têm no investimento".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS