Covid-19: GNR deteve oito pessoas no âmbito do estado de emergência até às 08:00 de hoje

Covid-19: GNR deteve oito pessoas no âmbito do estado de emergência até às 08:00 de hoje
| País
Porto Canal com Lusa

A GNR deteve oito pessoas, três das quais pelo crime de desobediência e duas por ofensas à integridade física, desde a entrada em vigor do estado de emergência e até às 08:00 de hoje em todo o país.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana refere que está a realizar uma operação que visa o controlo, fiscalização e vigilância das medidas impostas pelo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, que entrou em vigor às 00:00 de domingo, tendo registado detido oito pessoas até às 08:00 de hoje.

A GNR avança que uma mulher de 53 anos foi detida no concelho de Ovar pelo crime de desobediência por ter passado a cerca sanitária, tendo sido notificada para ser presente no Tribunal Judicial de Ovar.

No comando territorial do Porto, foi detida em flagrante delito uma mulher de 40 anos pelo crime de desobediência ao cumprimento do período de isolamento profilático covid-19, no concelho de Vila Nova de Gaia.

Segundo a GNR, esta mulher, sem antecedentes criminais, foi constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência (TIR) com obrigação de permanência no domicílio.

No distrito de Faro, dois homens de 21 anos foram detidos, em Lagoa, pelo crime de ofensa à integridade física qualificada, uma vez que estavam em violação do dever geral de recolhimento imposto pelo estado de emergência em curso.

Estes dois homens foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.

Em Leiria, a GNR deteve um homem de 44 anos pelo crime de desobediência no concelho de Marinha Grande, tendo sido constituído arguido e sujeito a TIR.

Esta corporação deteve também dois homens, de 29 e 38 anos, na freguesia de Fernão Ferro, distrito de Setúbal, um pelo crime de condução sob a influência do álcool e outro por posse de arma ilegal, uma vez que se encontravam em violação do dever geral de recolhimento imposto pelo estado de emergência em curso.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.

No distrito de Viseu, a GNR deteve um homem de 49 anos no concelho de Cinfães por resistência e coação sobre funcionário que também estava a violar o dever geral de recolhimento imposto pelo estado de emergência.

No comunicado, a GNR recorda que as medidas de contenção e isolamento podem salvar vidas, sendo o seu objetivo atrasar o mais possível a propagação do vírus, mantendo os hospitais com capacidade de resposta.

A Guarda Nacional Republicana apela para a consciência cívica dos cidadãos para permanecer em recolhimento no seu domicílio.

As medidas impostas pelo estado de emergência estão a ser fiscalizadas pelas forças e serviços de segurança.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 23 mortes e mais de duas mil infeções confirmadas.

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.