Covid-19: Açores com 11 casos positivos

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 22 mar 2020 (Lusa) -- A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foram diagnosticados sete casos positivos de covid-19, elevando para 11 o número de casos detetados na região.

Num comunicado enviado às redações, a Autoridade de Saúde Regional adianta que "cinco dos casos foram detetados na ilha de São Jorge, um na Terceira e outro em São Miguel".

Em relação aos casos detetados na ilha de São Jorge, a Autoridade de Saúde Regional refere que três são homens, entre os 43 e 52 anos, e os outros dois casos duas mulheres, de 45 e 68 anos, "todos integrados no grupo de oito pessoas que fez uma viagem ao estrangeiro, do qual saíram dois casos confirmados anteriormente".

"Este grupo está a ser acompanhado pela Delegação de Saúde Concelhia, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos", refere o comunicado.

O caso confirmado na ilha Terceira corresponde a um homem de 40 anos.

Na ilha de São Miguel o caso confirmado é de um homem de 24 anos, segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, referindo que "os sete indivíduos apresentam situação clínica estável e permanecem, de momento, no domicílio".

A Autoridade de Saúde Regional informa que estes sete casos positivos de covid-19 na Região foram diagnosticados com as análises realizadas no Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Até à data foram detetados nos Açores 11 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, sendo dois na ilha Terceira, um no Faial, sete em São Jorge e um em São Miguel.

Portugal elevou hoje para 14 o número de mortes associadas ao vírus da covid-19, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), que regista 1.600 casos confirmados de infeção.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira.

O estado de emergência proposto pelo Presidente prolonga-se até às 23:59 de 02 de abril, podendo ser prorrogado.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já causou pelo menos 11.401 mortos em todo o mundo e foram detetados mais de 271.660 casos de infeção em 164 países e territórios.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

APE // JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.