Iraque: Dezenas de milhares de peregrinos reunidos apesar do coronavírus

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bagdad, 21 mar 2020 (Lusa) -- Dezenas de milhares de iraquianos reuniram-se hoje em peregrinação em Bagdad para homenagear uma importante figura do islão xiita, desafiando o recolher obrigatório imposto pelas autoridades para impedir a propagação do novo coronavírus.

Em Bagdad, a segunda capital mais populosa do mundo árabe, com 10 milhões de habitantes, os peregrinos convergiram para o mausoléu dourado do imã Kazem -- o sétimo dos 12 imãs duodecimais -- nas margens do rio Tigre.

Há vários dias que iraquianos a pé, de camelo ou cavalo se dirigiram para o bairro santo de Kazimiya (norte), onde se encontra o mausoléu.

Hoje encontravam-se no local dezenas de milhares de pessoas "de Bagdad e outras províncias do Iraque", indicou à agência France Presse uma fonte das autoridades encarregadas do local sagrado.

"É o primeiro ano em que há tão poucos peregrinos e pela primeira vez não há estrangeiros", adiantou. Todos os anos, milhares de xiitas iranianos deslocam-se ao Iraque para as diferentes peregrinações xiitas.

O Iraque proibiu há um mês as viagens para e do Irão, um dos países mais afetados no mundo pela epidemia da Covid-19, com mais de 1.500 mortos.

Para a peregrinação do imã Kazem, os fiéis não puderam este ano "entrar no interior do mausoléu, embora alguns tenham tentado", indicou o responsável à AFP.

Em Nassiriya, cidade do sul xiita, centenas de peregrinos transportaram uma urna simbólica para assinalar o martírio do imã Kazem, que morreu envenenado na prisão pelo califa Harun al-Rachid em 799.

O Iraque, cujo sistema de saúde regista uma penúria crónica de médicos e medicamentos, encerrou todos os locais sagrados e o grande ayatollah Ali Sistani proibiu as orações coletivas.

Através de uma comunicação televisiva do seu representante Ahmed al-Safi na sexta-feira, Sistani recordou as instruções do governo para os iraquianos ficarem em casa e evitarem as reuniões, sem conseguir convencer os milhares de peregrinos que hoje saíram para as ruas.

O influente líder xiita Moqtada al-Sadr, no entanto, apelou aos seus apoiantes para participarem na peregrinação.

O Iraque já anunciou a morte de 17 pessoas e a contaminação de 208 outras devido ao coronavírus, mas os números podem ser mais altos dado que apenas 2.000 pessoas foram testadas no país de 40 milhões de habitantes.

 

PAL // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.