Guerra na Ucrânia - Clique aqui e veja os pontos essenciais
Info

Covid-19: "Neste combate, cada açoriano é um soldado" - Vasco Cordeiro

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 20 mar 2020 (Lusa) - O presidente do Governo dos Açores disse hoje que, na luta contra a covid-19, cada cidadão "é um soldado" que tem de enfrentar o vírus, mas também o cansaço e desânimo, durante uma comunicação aos açorianos.

"Apelo ao melhor de cada um de nós, porque o melhor de cada um de nós é, sem qualquer dúvida, o melhor para todos. Neste combate, cada açoriano é um soldado. Cada família é um pelotão. Cada freguesia, cada vila, cada cidade, cada ilha, é um regimento. O povo açoriano é o exército que levará os Açores à vitória nesta combate", disse Vasco Cordeiro (PS).

O governante fez hoje uma comunicação à região, sem direito a perguntas dos jornalistas, cerca das 20:00 locais (21:00 em Lisboa), a partir do Palácio de Santana, em Ponta Delgada.

Para Vasco Cordeiro, a "situação desafiante" que os Açores, como todo o mundo, vivem, põe à prova "não apenas" a capacidade da região, mas também "a condição de cidadãos" de todos os açorianos.

E prosseguiu: "O inimigo não é apenas o vírus, é também o cansaço e a exasperação com as medidas duras, mas necessárias que já foram implementadas e com outras que poderão ainda ser postas em prática".

Contudo, o chefe do executivo regional apelou à entreajuda, solidariedade e valorizou o "trabalho que a todos os níveis está a ser feito para" se superar a atual pandemia.

Vasco Cordeiro demonstrou ainda esperança em "melhores dias", até porque nessa altura "todos" serão chamados a "refazer, reconstruir, reerguer".

Com "inteligência, responsabilidade e solidariedade", os açorianos superarão esta etapa, acredita o governante, que elogiou ainda "heróis" como os profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança e todos os que, em diferentes áreas, "mantêm a região a funcionar e a garantir o necessário para cada um" dos açorianos.

Os Açores mantêm três casos de infeção pelo novo coronavírus, mas o número de pessoas em vigilância ativa mais do que duplicou, para 1.561, nas últimas 24 horas, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Em todo o país, a Direção-Geral da Saúde elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira. O número de mortos no país subiu para seis.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.

PPF // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Infeção pelo vírus 'monkeypox' em Portugal pode ser um surto

Os casos de infeção pelo vírus 'monkeypox', avançados em primeira mão pelo Porto Canal, confirmados em Portugal podem constituir um surto, mas não está "para já" identificada qualquer ligação entre eles para além do local onde foram detetados, disse hoje a infeciologista Margarida Tavares.

EXCLUSIVO.

Vírus 'monkeypox' chega a Portugal. DGS confirma pelo menos cinco casos e 20 suspeitos

O vírus 'monkeypox', a varíola dos macacos, chegou a Portugal e já há pelo cinco casos confirmados. O Porto Canal sabe que os doentes são todos homens e a situação está ser acompanhada pelas autoridades de saúde para se perceber a ligação entre os casos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

Festivais - Soam as guitarras