Covid-19: Banco central da Noruega desce juros pela segunda vez numa semana

| Economia
Porto Canal com Lusa

Copenhaga, 20 mar 2020 (Lusa) - O Banco Central da Noruega (Norges Bank) anunciou hoje uma descida de 0,75 pontos percentuais das taxas de juro, para 0,25%, a segunda numa semana, devido à crise causada pela pandemia de Covid-19.

A medida obedece à deterioração da situação económica, que provocou o encerramento de empresas, redução de atividade, despedimentos temporários e um aumento do desemprego, explica num comunicado o Norges Bank, que também refere a desvalorização da coroa norueguesa.

"A Noruega tem margem na sua política económica, bons benefícios sociais e bancos sólidos. Temos um bom ponto de partida para enfrentar a crise. Custos de empréstimos mais baixos podem facilitar às empresas aguentarem este período difícil e ajudar as famílias com rendimentos reduzidos", sublinha no comunicado.

O Norges Bank, que na semana passada baixou as taxas de juro de 1,5% para 1%, vai continuar a estudar novas medidas e não afasta a possibilidade de novas descidas das taxas de juro, adianta o comunicado.

A crise gerada pela Covid-19 e a queda do preço do petróleo representaram um duro golpe para o principal exportador de petróleo e gás da Europa ocidental, cuja moeda está a cotar-se em mínimos históricos e cuja taxa de desemprego subiu numa semana de 2,3% para 5,3%, um nível elevado para o contexto norueguês.

MC // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.