Covid-19: Argentina em quarentena total e obrigatória até 31 de março

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Buenos Aires, 20 mar 2020 (Lusa) - O Presidente da Argentina anunciou um "isolamento social preventivo e obrigatório" em todo o país, entre hoje e 31 de março, para tentar conter o avanço da Covid-19, que soma 128 infetados e três mortes.

"Acabo de emitir um decreto de necessidade e urgência pelo qual toda a Argentina, todos os argentinos, a partir das 00:00 deverão submeter-se ao isolamento social preventivo e obrigatório. A partir desse momento, ninguém pode sair das suas residências. Todos têm de ficar em casa", anunciou Alberto Fernández, numa intervenção feita a partir da residência presidencial de Olivos, onde instalou o gabinete desde que a epidemia chegou ao país.

O objetivo é "evitar que o vírus se propague para que o sistema sanitário argentino possa enfrentar" esta doença, salientou.

Fernández também justificou a mudança de quarentena voluntária para obrigatória devido ao comportamento de parte da população que aproveitou a situação para viajar para as praias.

"Continuamos a ter problemas com pessoas que não entendem que não se pode circular pelas ruas porque o risco a que expõem os outros é muito grande", acusou Fernández, visivelmente irritado.

O cumprimento da quarentena será responsabilidade das forças de segurança argentinas, que vão controlar a circulação de pessoas e veículos.

"Seremos absolutamente inflexíveis", advertiu o Presidente. "Aquele que não puder explicar o que faz na rua será submetido ao código penal", avisou.

As exceções da medida abrangem pequenos comércios de bairro, como mercearias e lojas de ferragens, além de atividades comerciais como supermercados e farmácias.

Há também 24 profissões isentas, como membros de governos provinciais e municipais, diplomatas, pessoal da saúde, das forças de segurança e das forças armadas, responsáveis pela produção de alimentos, de fármacos e de combustíveis.

"Temos duas lutas: contra a pandemia e contra a psicose", disse Alberto Fernández, ao pedir que não haja pânico. O Presidente também sublinhou que, apesar do estado excepcional, as medidas estão dentro do regime democrático.

"É uma medida excepcional num momento excepcional, mas absolutamente dentro do que a democracia permite. Seremos muito severos com quem não respeitar o isolamento. E seremos severos porque a democracia nos exige", defendeu.

Logo depois do anúncio, a Presidência argentina divulgou uma "Carta do Presidente aos Argentinos", na qual Alberto Fernández classificou a pandemia da Covid-19 como "o problema de Saúde mais grave que o país teve em toda a sua vida democrática" e "a prova mais exigente que a Argentina teve neste século".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 235 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.800 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 86.600 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 179 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

MYR // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.