Covid-19: CIM do Tâmega e Sousa adquiriu 11 ventiladores para ceder ao CHTS

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 18 mar 2020 (Lusa) - A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa anunciou hoje ter adquirido 11 ventiladores destinados a doentes com Covid-19 que vão ser disponibilizados ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) sediado em Penafiel.

Colaboraram nesta aquisição as 11 câmaras com assento naquela CIM e também Paredes, município da Área Metropolitana do Porto que tem o CHTS como unidade hospitalar de referência.

"Estes aparelhos vão permitir aumentar a capacidade de resposta da região do Tâmega e Sousa à pandemia originada pelo novo coronavírus, pese embora a vontade dos municípios em adquirir mais unidades, mas impossibilitada pelos constrangimentos associados à atual disponibilidade do mercado", lê-se num comunicado da CIM enviado à agência Lusa.

Os 11 autarcas do Tâmega e Sousa e o presidente de Paredes reuniram-se hoje por videoconferência "para fazer um ponto da situação da evolução da doença na região".

"Os autarcas do Tâmega e Sousa manifestaram ainda ao CHTS a disponibilidade para ajudar em tudo o que estiver ao seu alcance para colmatar outras necessidades de recursos que venham a ser identificadas", lê-se ainda no comunicado.

Para quinta-feira, está agendada nova reunião "para dar continuidade aos trabalhos de articulação e concertação de medidas entre municípios e instituições envolvidas no combate à pandemia".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, foi detetado em dezembro e já infetou mais de 200.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 82.500 recuperaram.

O surto começou na China e espalhou-se já por 170 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar a situação como de pandemia.

Depois da China, que contabiliza 80.894 infetados dos quais 69.601 recuperaram e 3.237 morreram, os países mais afetados são: a Itália, com 2.503 mortes em 31.506 casos; o Irão, com 1.135 vítimas mortais em 17.350 doentes; a Espanha, com 558 em 13.716; e a França, com 175 em 7.730.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde elevou quarta-feira o número de casos de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois e, entre o total de doentes, três recuperaram.

Dos casos confirmados, 553 estão a convalescer em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos. Há ainda registo de 5.067 casos suspeitos até quarta-feira, dos quais 351 aguardam resultado laboratorial. Há ainda 6.852 contactos sob vigilância.

Portugal está em estado de alerta desde sexta-feira, tendo o Governo colocado os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Hoje foi também decretado o estado de calamidade pública no concelho de Ovar, que se encontra sob quarentena geográfica, com controlo de entradas e saídas no território.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.