Covid-19: Marco de Canaveses pede quarentena às centenas de emigrantes que regressam

Covid-19: Marco de Canaveses pede quarentena às centenas de emigrantes que regressam
| Norte
Porto Canal com Lusa

A presidente da Câmara de Marco de Canaveses alertou hoje para o regresso, nos últimos dias, de centenas de emigrantes ao concelho e a necessidade de aquelas pessoas se submeterem a um período de quarentena voluntário, devido à Covid-19.

"Apelo à consciência cívica individual de cada um", acentuou Cristina Vieira, em declarações à agência Lusa.

A autarca disse ter conhecimento, através de vários empresários, da chegada a Marco de Canaveses de "centenas de pessoas", maioritariamente trabalhadores da construção civil que exercem atividade em países europeus onde se registam surtos de novo coronavírus, como Espanha, França e Suíça.

Dizendo-se preocupada com a situação, a autarca refere não se saber se aqueles trabalhadores estão ou não infetados e que, por isso, se devem submeter voluntariamente a um período de quarentena, de acordo com uma orientação da autoridade local de saúde, a qual, anotou a autarca, também está a acompanhar a situação.

O apelo à população está a ser lançado por vários meios, envolvendo ainda os presidentes de junta "que conhecem bem o território".

Cristina Vieira deixou também um pedido às empresas de transportes para que redobrem os cuidados e sensibilizem as pessoas para a necessidade de se submeterem à quarentena.

O número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 642, mais 194 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica de Covid-19 em Portugal, divulgado hoje às 12:00, desde 01 de janeiro foram registados 5.067 casos suspeitos.

Segundo a DGS, há 351 (eram 323) casos a aguardar resultado laboratorial e três casos recuperados.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.