Covid-19: Publicado em DR despacho sobre situação de calamidade pública em Ovar

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 18 mar 2020 (Lusa) -- O despacho do Governo que determina calamidade pública para Ovar, concelho que tem quase 30 pessoas infetadas e onde existem indícios de transmissão comunitária do coronavírus que causa a doença Covid-19, foi publicado em Diário da República.

O despacho, publicado na noite de terça-feira, com "efeitos imediatos" e que vigorará até 02 de abril, determina que dentro do município de Ovar, distrito de Aveiro, "é interditada a circulação e permanência de pessoas na via pública, exceto para deslocações necessárias e urgentes".

As exceções contemplam a "venda e aquisição de bens alimentares ou farmacêuticos", os acessos "a unidades de cuidados de saúde" e ao "local de trabalho, situado no município", e, também, a "assistência e cuidado a idosos, menores, dependentes e pessoas especialmente vulneráveis".

É imposto o encerramento de "todos os serviços públicos, nacionais ou municipais, exceto hospitais e centros de saúde, forças e serviços de segurança, serviços de socorro, comunicações e abastecimento de água e energia".

O despacho decreta ainda o fecho de todos os estabelecimentos comerciais, exceto os do setor alimentar, farmácias, bancos, postos de abastecimento de combustíveis e outros que venham a ser especificados em resolução do conselho de ministros.

O Governo fixa igualmente "uma cerca sanitária municipal, estando interditadas as deslocações por via rodoviária de e para o município de Ovar", registando-se, contudo, exceções.

São exceções deslocações de profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e serviços de socorro, de regresso ao local de residência habitual, para abastecimento do comércio alimentar e farmacêutico, de combustíveis e de outros bens essenciais, "justificadas por razões de urgência, devidamente fundamentada", lê-se no despacho.

Está também proibida "a tomada e largada de passageiros do transporte ferroviário nas estações e apeadeiros do município de Ovar", distrito de Aveiro.

O despacho é assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

JGS // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.