Covid-19: Albufeira encerra equipamentos desportivos e culturais

| País
Porto Canal com Lusa

Albufeira, Faro, 11 mar 2020 (Lusa) - A Câmara de Albufeira anunciou que vai encerrar a partir de hoje e até à próxima terça-feira diversas infraestruturas e equipamentos desportivos e culturais, como medida de combater a propagação do novo coronavírus.

Em comunicado, a autarquia adianta que a medida abrange piscinas, auditório, biblioteca e museus municipais, pavilhões desportivos e ainda a escola fixa de trânsito e o centro educativo do Cerro do Ouro.

Aquele município do distrito de Faro informa que vão também ser suspensos todos os eventos por si organizados ou apoiados, nomeadamente os mercados quinzenais.

O cancelamento dos transportes para visitas escolares, ou outras, para fora do concelho, assim como a cedência de espaços públicos para utilização por entidades terceiras são outras das medidas do município.

Oatendimento presencial com marcação por técnicos, como arquitetos, engenheiros, psicólogos ou assistentes sociais, está igualmente suspenso, passando a realizar-se via telefone ou através de correio eletrónico, sempre que possível.

Segundo a autarquia, as medidas serão reavaliadas semanalmente por um grupo de gestão municipal designado par fazer face ao surto, que irá pronunciar-se novamente na próxima terça-feira.

Na passada terça-feira, a Câmara de Loulé, no mesmo distrito, já tinha anunciado o encerramento, até à próxima segunda-feira, de espaços de atendimento ao público, infraestruturas e equipamentos desportivos e culturais, cuja programação ficará suspensa.

Depois de no domingo ter sido conhecido o primeiro caso no sul do país, em Portimão, a Direção-Geral de Saúde ordenou o encerramento da escola secundária frequentada por uma aluna infetada, o primeiro estabelecimento a fechar portas na região devido ao surto de Covid-19.

Na segunda-feira, a medida estendeu-se a outra escola de Portimão, onde leciona a mãe da aluna infetada, entretanto também diagnosticada com a doença, e aos equipamentos culturais e desportivos sob a gestão da Câmara de Portimão.

A aluna e a mãe foram diagnosticadas depois de terem estado em Itália na semana de interrupção do Carnaval, tendo ambas regressado às respetivas escolas em 27 de fevereiro e sido diariamente acompanhadas pela equipa do SNS24.

Também o município de Silves informou que "todos os eventos promovidos pela autarquia no mês de março foram cancelados e serão reagendados em data a anunciar oportunamente".

Os serviços do complexo das piscinas municipais de Silves estarão também encerrados ao público até ao final do mês, segundo uma nota divulgada pela autarquia.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios.

O número de infetados ultrapassou as 120 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

MAD // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.