Covid-19: Bancos pedem que clientes evitem agências e usem canais à distância

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 mar 2020 (Lusa) - A EDP decretou hoje que metade dos seus trabalhadores vão laborar em regime de teletrabalho a partir de hoje, na sequência de uma atualização do plano de contingência da empresa contra o Covid-19.

"Como medida preventiva, a EDP decidiu que 50% dos seus colaboradores irão funcionar em regime de teletrabalho a partir desta quarta-feira, 11 de março", pode ler-se numa nota enviada por fonte oficial da EDP à Lusa.

De acordo com a empresa, "a EDP procura assim prevenir qualquer potencial risco de contágio sem colocar em causa o normal funcionamento da sua atividade em todas as áreas e serviços".

"Para tal, todas as equipas na empresa dispõem de sistemas e ferramentas tecnológicas preparadas para garantir o trabalho à distância sem perturbações", adianta ainda a empresa.

Segundo a elétrica liderada por António Mexia, o trabalho remoto tem vindo a ser testado e aplicado "de forma regular", e a "adaptação e flexibilidade" é algo que para que os trabalhadores "estão completamente preparados".

Para além da medida aplicável a metade dos seus trabalhadores hoje anunciada, a EDP prevê também as práticas de "limitar as viagens nacionais e internacionais ao estritamente necessário", "recomendar aos colaboradores que evitem viagens da China, Itália, Espanha, França, Alemanha, Irão, Japão, Singapura ou Repúplica da Coreia do Sul".

As pessoas que regressem de qualquer desses países "devem ser enquadradas em regime de trabalho à distância durante um período de duas semanas, sendo que o regresso às instalações da EDP só deve ocorrer caso não se manifestem, durante esse período, sintomas de tosse, febre ou dificuldades respiratórias".

O número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 59, mais 18 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje, há 471 casos suspeitos, dos quais 83 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há ainda 3.066 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.A epidemia foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos.

Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 631 mortos e mais de 10.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

JE (SIM) // JNM

Lusa/Fim

Lisboa, 11 mar 2020 (Lusa) - A Associação Portuguesa de Bancos (APB) pediu hoje aos clientes bancários que evitem ir às agências e usem canais digitais e telefónicos para contactar o banco e executarem operações.

"Nesta fase, os clientes bancários deverão privilegiar o uso dos canais digitais e telefónicos, evitando, quando tal for possível, o recurso às agências. Esta recomendação aplica-se em especial aos clientes mais vulneráveis como idosos, pessoas com doenças crónicas ou sistemas imunitários enfraquecidos", lê-se no comunicado hoje divulgado pela associação que representa os principais bancos que operam em Portugal.

A APB sugere que operações como transferências bancárias, pagamento de serviços ou carregamentos de telemóveis sejam feitas através do 'site' dos bancos, das 'apps' (aplicações), das caixas da rede multibanco ou das caixas automáticas que há nas agências.

A associação diz ainda que deverão ser privilegiados os pagamentos com cartão (de preferência cartões 'contactless') ou através de meios digitais.

Sobre o plano de contingência dos bancos, refere a APB que o setor está a seguir as recomendações da Direção-Geral de Saúde tendo em "vista a assegurar a continuidade da atividade bancária com toda a normalidade".

Assim, refere, há um reforço da higienização das instalações dos bancos, dispersão de trabalhadores afetos ao mesmo serviços, para garantir o seu funcionamento, realização de reuniões sobretudo à distância (caso de videoconferência) e limitação de eventos e viagens.

Os bancos têm ainda planos de contingência para trabalhadores passarem a exercer as funções à distância, como 'teletrabalho'.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje que número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus que causa a doença Covid-19 subiu para 59, mais 18 do que os contabilizados na terça-feira.

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje, há 471 casos suspeitos, dos quais 83 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há ainda 3.066 contatos em vigilância pelas autoridades de saúde.

IM (SIM) // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.