Covid-19: Câmaras do distrito de Vila Real suspendem feiras e serviços

Covid-19: Câmaras do distrito de Vila Real suspendem feiras e serviços
| Norte
Porto Canal com Lusa

As câmaras de Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Sabrosa anunciaram esta terça-feira a suspensão das feiras nestes concelhos do distrito de Vila Real como medida de prevenção contra a epidemia de Covid-19.

No distrito de Vila Real são várias as autarquias que já estão a implementar planos de contingência e medidas preventivas contra o novo coronavírus.

A Câmara de Mondim de Basto anunciou hoje a suspensão do mercadinho rural e da feira bimensal, uma medida que também vai ser implementada, no imediato, pelos município de Ribeira de Pena e de Sabrosa.

Em Alijó e Valpaços, a realização das feiras mensais e quinzenais está dependente da evolução do surto de Covid-19.

Na Câmara de Mondim de Basto foi também criado um gabinete de gestão do Covid-19, que tem como missão acompanhar a evolução da epidemia provocada pelo novo coronavírus e vai ser responsável pela gestão estratégica das situações que venham a surgir.

Como medidas preventivas, este município decidiu também cancelar as atividades do Centro Desportivo Municipal, do núcleo "Mexa-se" e o aluguer do pavilhão gimnodesportivo.

Esta câmara está ainda a restringir os atendimentos presenciais e pede à população que evite deslocações aos serviços, devendo, preferencialmente, tratar os seus assuntos via telefone.

O município de Ribeira de Pena decidiu suspender o funcionamento de todos os centros do convívio, do auditório municipal e do ginásio municipal de Cerva, as atividades ligadas à Semana Camiliana, a festa da truta no rio Beça e informou que os jogos de futsal das equipas dos "Amigos de Cerva" serão realizados à porta fechada.

Alijó suspendeu as atividades sociais, culturais ou recreativas que congregem a concentração de pessoas, bem como o funcionamento das piscinas, do pavilhão gimnodesportivo, da biblioteca, auditório e Museu do Pão Vinho, em Favaios.

Em Santa Marta de Penaguião, foi cancelada a comemoração do Dia Mundial do Teatro prevista para dia 28 de março, uma medida anunciada pela câmara, que se insere no plano de contingência municipal e que visa "evitar situações de possível exposição" ao novo coronavírus.

A câmara de Mesão Frio informou que foi cancelado o Encontro Intergeracional previsto para quarta-feira, tendo "como único motivo, o cumprimento das recomendações e orientações da Direção Geral de Saúde e do plano de contingência municipal para o Covid-19".

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a DGS.

+ notícias: Norte

Seis praias de Espinho e quatro de Vila Nova de Gaia foram interdidatas a banhos

Seis praias de Espinho e quatro de Vila Nova de Gaia foram interdidatas a banhos e em causa estão análises à qualidade da água, que revelaram valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência.

Greve dos trabalhadores dos Serviços de Registos e Notariado gera constrangimentos em Bragança 

Continua a greve de trabalhadores dos Serviços de Registos e Notariado que foi convocada na sequência da reunião com o secretário de Estado da Justiça a 30 de maio. Em causa está, segundo a estrutura sindical, o alegado desrespeito pelo princípio de "trabalho igual salário igual" e um sistema de avaliação desigual.

Romaria da Senhora da Agonia volta às ruas de Viana. Desfile com 709 mulheres arrancou esta quinta-feira

Depois de dois anos impedida pela pandemia, a Romaria da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, regressou em grande este ano. O desfile com 709 mulheres de seis países diferentes marcou o arranque desta quinta-feira.