Seis estudantes chineses atacados em França em acto "xenófobo" - Governo francês

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bordeaux, França, 16 jun (Lusa) -- Seis estudantes chineses de enologia foram atacados na madrugada de sábado na região produtora de vinhos de Bordéus, indicou o Ministério do Interior francês, ao descrever o ataque como um ato de xenofobia.

Os estudantes, que chegaram a França há dois meses, foram "violentamente atacados" por três homens locais, que estavam visivelmente bêbados e já eram conhecidos da polícia, indica um comunicado do Ministério do Interior, citado pela AFP.

Dois dos presumíveis atacantes foram detidos e mantidos sob custódia, segundo a agência de notícias francesa.

Uma estudante foi ferida com gravidade no rosto por uma garrafa de vidro.

Os estudantes foram atacados na local onde residiam, em Hostens, uma pequena localidade com 1.300 habitantes, localizada a cerca de 50 quilómetros a sul de Bordéus, no sudoeste de França.

O ministro do Interior, Manuel Valls, condenou "severamente este ato xenófobo, pelo qual os culpados devem responder perante a justiça".

Manuel Valls disse, em comunicado, que os três atacantes seriam punidos por lei e que o governo francês iria prestar apoio total às famílias das vítimas.

Com idades entre 22 e 30 anos, os alunos chineses foram para França para estudar por um ano.

FV // FV.

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.