Arcos de Valdevez reclama redução da portagem no troço entre Braga e Valença da A3

Arcos de Valdevez reclama redução da portagem no troço entre Braga e Valença da A3
| Norte
Porto Canal com lusa.pt

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez reivindicou hoje a redução da portagem na autoestrada A3, entre Braga e Valença, por ser a "principal" ligação dos concelhos do interior do Alto Minho à região e ao país.

Em comunicado hoje enviado à imprensa, o autarca social-democrata João Manuel Esteves, refere que "todos os concelhos do interior do distrito de Viana do Castelo são de baixa densidade".

"A autoestrada é importante para a mobilidade das pessoas, das empresas, da diáspora e para a relação transfronteiriça com Espanha. A A3 é muito relevante para a promoção e divulgação das potencialidades do território, para a localização industrial e o turismo e para a atração de investimento para a região", sustenta o presidente da câmara.

Para João Manuel Esteves, aquela autoestrada, "sendo a única a servir o interior do Alto Minho, é da máxima e inteira justiça que, tal como outras vias no interior do país, para onde está prevista a redução da portagem, venha também a ter o seu valor reduzido".

"Com a redução dos custos das portagens os territórios do interior do Alto Minho ganharão uma maior competitividade e atratividade. Esta redução do valor potenciará a atração de empresas, a criação de emprego e rendimento, bem como a fixação, regresso e atração de pessoas. Para as empresas e para o território incentiva a criação de emprego e de rendimento nos territórios do interior e de baixa densidade", sustenta o autarca social-democrata.

João Manuel Esteves adiantou que a reivindicação foi remetida ao Ministério da Coesão Territorial.

A ministra da Coesão Territorial anunciou quinta-feira, em Macedo de Cavaleiros, descontos nas portagens de sete autoestradas a partir do terceiro trimestre do ano para os “utilizadores frequentes”.

Ana Abrunhosa explicou que se trata de “um desconto de quantidades”, exemplificando que a “partir do oitavo dia até ao 15.º dia haverá um desconto de 20% e a partir do 16.º dia até ao final do mês será um descontos de 40%”.

“Isto é para utilizadores frequentes, isto significa um acesso universal, automático, basta ter o dispositivo eletrónico, não exige qualquer burocracia para se ter acesso”, referiu.

Até agora, acrescentou, a burocracia “impedia muitas pessoas de terem acesso aos descontos que já existiam”.

Nas autoestradas A4, A24, A28, A25, A23, A13 e A22, antigas SCUT, já eram aplicados descontos e estes foram, segundo a ministra, “harmonizados e aumentados”.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.