Milhares de manifestantes turcos nas ruas em direção à praça Taksim em Istambul

| Mundo
Porto Canal / Agências

Istambul, Turquia, 16 jun (Lusa) - Milhares de pessoas estavam esta noite nas ruas de Istambul com a intenção de seguirem para a praça de Taksim, em resposta à retirada pela polícia dos ocupantes do parque Gezi, no sábado, noticia a Efe.

Segundo informação do diário digital Hürriyet, os manifestantes iniciaram uma marcha até à emblemática praça a partir do bairro de Sultangazi, onde têm ocorrido os confrontos com a polícia nas últimas semanas, e a partir dos distritos de Kadiköy, centro económico da parte oriental da cidade.

A polícia cortou a via principal que leva à ponte que faz a ligação entre os bairros asiáticos e europeus para impedir que os manifestantes de Kadiköy pudessem alcançar a ponte do Bósforo, segundo o diário Hürriyet Daily News.

Segundo a AFP, a polícia continuou a intervir durante a noite com recurso a gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar a multidão em diversas ruas da cidade de Istambul.

A polícia turca retirou no sábado milhares de manifestantes que ocupavam o centro de Istambul, duas horas após um novo ultimato do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, a exigir a sua saída das ruas.

A Plataforma de Solidariedade da Praça Taksim denunciou entretanto a carga policial na retirada dos ocupantes do parque Gezi, onde se tem concentrado o bastião de manifestantes contra o atual primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, desde há duas semanas.

"Este ataque brutal realizado pela polícia deve parar. O partido político no poder que será o responsável pelos acontecimentos de hoje e de amanhã", indica um comunicado da Plataforma de Solidariedade da Praça Taksim, citado pela agência AFP.

"No momento presente, estamos a manifestar-nos em todo o país contra os ataques do governo e seguimos para a praça Taksim", acrescenta o comunicado.

A plataforma denunciou também as "centenas de manifestantes feridos" e dezenas de pessoas atingidas por "balas de borracha" que não podem ser hospitalizadas.

O governador de Istambul, Huseyin Avni Mutlu, indicou um balanço de 29 feridos.

Em Ancara, milhares de pessoas manifestaram-se no final do dia de sábado, sem nenhum incidente relatado na capital.

Os manifestantes também foram para as ruas em Izmir, no oeste do país.

FV // FV.

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.