Óbito/João Ataíde: Figueira da Foz decreta dois dias de luto municipal

| País
Porto Canal com Lusa

Figueira da Foz, Coimbra, 21 fev 2020 (Lusa) - O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, decretou dois dias de luto municipal, a cumprir hoje e sábado, pela morte do ex-presidente João Ataíde, anunciou hoje o município.

Em nota publicada na rede social Facebook, o município da Figueira da Foz anuncia os dois dias de luto municipal e manifesta "grande pesar" pela morte, "esta madrugada", de João Ataíde, magistrado, ex-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e deputado do PS na Assembleia da República.

Também a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM/RC), em nota enviada à agência Lusa, manifestou hoje o seu "profundo pesar" pelo falecimento de João Ataíde das Neves, antigo presidente daquela entidade entre 2014 e 2019.

"É com profunda tristeza que a CIM Região de Coimbra assinala a sua morte, salientando a dimensão humana e profissional que sempre definiram o Dr. João Ataíde das Neves, transmitindo o mais sentido pesar à família e amigos", refere o comunicado.

Na nota, o presidente da CIM/RC e autarca de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, destaca "o enorme contributo que o Dr. João Ataíde das Neves deu a esta Região enquanto responsável da CIM Região de Coimbra e enquanto presidente do Município da Figueira da Foz".

"Todos sentiremos profundamente a sua ausência", acrescenta.

João Ataíde, 61 anos, morreu durante a madrugada em Coimbra, de doença súbita. O deputado tinha regressado de Lisboa na quinta-feira, após a votação no Parlamento do projeto do PS sobre a despenalização da eutanásia, em que se absteve.

Antigo presidente da Câmara da Figueira da Foz, cidade onde nasceu a 03 de maio de 1958, João Ataíde ocupou o cargo durante uma década e renunciou ao mandato em abril de 2019, para integrar o Governo como secretário de Estado do Ambiente.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Setor Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, João Ataíde das Neves era juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, em licença sem vencimento desde que, em 2009, se candidatou à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, como independente, pelas listas do PS.

Reeleito por duas vezes para a presidência desse município do litoral do distrito de Coimbra, João Ataíde desempenhou ainda, entre 2014 e 2019, o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, a maior do país, que reúne 19 autarquias.

JLS // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".