IP lança concurso para renovação da Linha da Beira Alta Cerdeira - Vilar Formoso

| País
Porto Canal com Lusa

Guarda, 20 fev 2020 (Lusa) - A Infraestruturas de Portugal (IP), entidade responsável pela manutenção da rede ferroviária nacional, divulgou hoje o lançamento de um concurso público para a empreitada de modernização do subtroço da Linha da Beira Alta Cerdeira - Vilar Formoso.

Segundo a IP, o concurso para a empreitada de "Modernização do Subtroço Cerdeira -- Vilar Formoso - Trabalhos de Via, Catenária, Obras de Contenção, Caminho de Cabos e RCT+TP" foi hoje publicado em Diário da República.

"Num investimento estimado em 50 milhões de euros, esta obra é desenvolvida no âmbito do projeto de Modernização da Linha da Beira Alta, que integra o programa Ferrovia2020, e complementa a intervenção atualmente em curso de renovação de via do subtroço entre Guarda e Cerdeira", é referido numa nota enviada à agência Lusa.

A IP adianta que a empreitada agora colocada a concurso tem um prazo de execução de 729 dias e envolve a realização de trabalhos numa extensão de 25 quilómetros do subtroço Cerdeira -- Vilar Formoso.

A empreitada contempla a renovação integral da via entre as localidades de Cerdeira (concelho do Sabugal) e Vilar Formoso (concelho de Almeida), no distrito da Guarda.

Está também englobada a construção de plataformas de passageiros com 200 metros de extensão em Estações/Apeadeiros para serviços Internacional/Intercidades e com 100 metros de extensão para o serviço regional.

A remodelação dos 'lay-outs' das Estações de Cerdeira, Noémi e Vilar Formoso com o respetivo aumento dos comprimentos úteis das linhas principais para receção de comboios de mercadorias de 750 metros e otimização das condições de exploração, a construção de infraestruturas de apoio à sinalização e telecomunicações, a execução de novas redes de drenagens, a implementação do sistema de Retorno de Corrente de Tração + Terras de Proteção (RCT+TP), a criação de vias variantes ao traçado atual que permitam a redução de pendentes e o aumento de velocidade de circulação, a construção de obras de arte e de trabalhos de estabilização de taludes, são outras das intervenções previstas.

A IP lembra que a Linha da Beira Alta "integra o caminho mais curto entre a costa Atlântica passando por França até à Europa do Norte".

"O investimento na sua renovação e reforço de capacidade, que foi definido no âmbito do Programa Ferrovia2020, tem como principal objetivo dotar a Linha da Beira Alta de características que promovam a interoperabilidade, aumentando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias", justifica.

A fonte refere ainda que a modernização do troço, com 41 quilómetros, entre Guarda - Vilar Formoso, será realizada em duas fases distintas. A primeira fase, já em curso, corresponde à intervenção de renovação integral do subtroço Guarda -- Cerdeira, com 16 quilómetros de extensão. A segunda fase é relativa à empreitada que agora se encontra a concurso.

"O conjunto destas duas empreitadas representa um investimento estimado em cerca de 58,7 milhões de euros", segundo a IP.

A empreitada de "Modernização do Subtroço Cerdeira - Vilar Formoso - Trabalhos de Via, Catenária, Obras de Contenção, Caminho de Cabos e RCT+TP" integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M - Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

 

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".