Coimbra investe 2,8 milhões de euros em nove miniautocarros elétricos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 19 fev 2020 (Lusa) -- A Câmara de Coimbra vai investir cerca de 2,8 milhões de euros na aquisição de nove miniautocarros 100% elétricos para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), anunciou hoje a autarquia.

A adjudicação dos novos veículos e respetivos carregadores de baterias, que surge na sequência do respetivo concurso público, vai ser debatida e votada na próxima reunião do executivo municipal, agendada para quinta-feira.

Com este investimento, a Câmara quer "continuar a renovar a frota" dos SMTUC com "veículos com melhor desempenho ambiental" e reduzir "o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos".

No âmbito dessa estratégia, "os dez novos autocarros 100% elétricos", que foram apresentados em junho de 2019, permitiram que, "em seis meses de utilização", tivesse sido evitada "a libertação de cerca de 250 toneladas de gases carbónicos (CO2) para a atmosfera, depois de cerca de 200 mil quilómetros de estrada, tendo gerado uma economia de cerca de 65 toneladas equivalentes de petróleo", sublinha a Câmara.

Em novembro de 2019, a Câmara abriu o concurso público, para além da aquisição dos nove miniautocarros, de cinco autocarros 'standard', de 12 metros de comprimento, igualmente 100% elétricos, e respetivos carregadores, mas nenhum concorrente "cumpriu os requisitos" para o seu fornecimento.

O fornecimento dos cinco autocarros 'standard' implica, assim, o lançamento de novo concurso, com um valor base de cerca de 2.370 mil euros (a que acresce IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de entrega não superior a dez meses, assunto que também vai merecer a atenção do executivo camarário na reunião de quinta-feira.

A aquisição destas viaturas é comparticipada por fundos comunitários, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para "Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público".

De acordo com o presidente da Câmara, o socialista Manuel Machado, os novos miniautocarros vão permitir também a reativação do serviço Ecovia.

Este serviço, criado em 1997 e suspenso cerca de uma década depois, visa "tirar carros da cidade e tornar a vida" de quem nela vive a visita "melhor, mais saudável, mais económica e com maior capacidade de circular a pé ou nos transportes".

Nos últimos seis anos, a Câmara de Coimbra adquiriu para a frota dos SMTUC 52 viaturas -- 36 autocarros, dez dos quais elétricos, 14 miniautocarros (dois elétricos e dois híbridos) e duas carrinhas de transporte especial, num investimento de cerca de nove milhões de euros, para além dos nove miniautocarros elétricos a adjudicar.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.