Remover barragens e acabar com sobrepesca são prioridades para evitar fim de rios e lagos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 fev 2020 (Lusa) -- Remover barragens e acabar com a sobrepesca e mineração em rios e lagos devem ser prioridades para travar o colapso da biodiversidade aquática mundial, segundo um estudo científico hoje divulgado.

Publicado na revista BioScience, o "Plano de Recuperação de Emergência" tem como autor principal Dave Tickner, conselheiro chefe em água da organização ambientalista World Wide Fund For Nature (WWF).

O plano, de seis pontos, inclui, além de deixar correr os rios sem intervenção humana, a redução da poluição difusa causada pela agricultura intensiva, a proteção de habitats críticos de zonas húmidas, o controlo de espécies invasoras e a aposta na reutilização e uso eficiente de água.

O autor do artigo pede que se tomem medidas urgentes para enfrentar as ameaças que levaram a um colapso de 83% nas populações de espécies de água doce e à perda de 30% dos ecossistemas de água doce desde 1970.

"Em nenhum outro sítio a crise da biodiversidade é mais aguda do que nos rios, lagos e zonas húmidas de todo o mundo -- com mais de um quarto das espécies de água doce a caminharem para a extinção. O Plano de Recuperação de Emergência pode travar este declínio que já dura décadas e restaurar a vida dos ecossistemas de água doce, que sustentam a nossa sociedade e economias", disse Dave Tickner.

Outro dos autores do estudo, James Dalton, do Programa Global de Água da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), acrescentou: "Todas as soluções no Plano de Recuperação de Emergência foram testadas: elas são realistas, pragmáticas e funcionam". E avisou que se priorize a biodiversidade da água doce "antes que seja demasiado tarde".

Ângela Morgado, diretora-executiva da Associação Natureza Portugal (ANP), parceira da WWF, disse, citada num comunicado da organização, que a presente década vai ser "crítica para a biodiversidade da água doce" e que todos os países se devem dar prioridade à conservação e restauro da água doce.

FP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.