Projeto científico no Geopark Naturtejo revela rochas mais antigas da Beira Baixa

| País
Porto Canal com Lusa

Idanha-a-Nova, Castelo Branco, 19 fev 2020 (Lusa) - Um projeto científico para dar a conhecer as rochas mais antigas da região da Beira Baixa, que estão entre as mais antigas da Península Ibérica, está a ser desenvolvido no Geopark Naturtejo, foi hoje anunciado.

"O projeto 'Break-Up' tem como objetivo dar a conhecer as rochas mais antigas da região da Beira Baixa, que se encontram entre as rochas mais antigas da Península Ibérica", explica, em comunicado, o Geopark Naturtejo.

O projeto é coordenado por Martim Chichorro, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e inclui diversos parceiros, como a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o 'British Geological Survey' e o Serviço de Geologia do Município de Idanha-a-Nova.

O 'Break-Up' centra-se na importante geodiversidade que conferiu o reconhecimento da região como território UNESCO, em particular nos geomonumentos de Penha e do Vale do Erges.

O objetivo da cooperação científica é entender como se deu a abertura do denominado "Oceano Rheic", cujo registo geológico se encontra patente nas rochas desta região datadas de há quase 600 milhões de anos.

Os trabalhos de investigação científica e colheita de amostras já se iniciaram e visam o estudo geoquímico de rochas de origem magmática e sedimentar que podem ser encontradas em Salvaterra do Extremo e em Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova.

"A identificação de minúsculos cristais contidos nestas rochas e conhecidos como zircões irá permitir datar as rochas e os processos geológicos de que estas são resultantes, assim como identificar a proveniência dos materiais, permitindo fazer reconstituições paleogeográficas e entender a evolução geológica da Beira Baixa no contexto global ao longo dos tempos", lê-se na nota.

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, que integra a rede mundial da UNESCO, inclui os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

CCC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.