Mais de 860 condutores apanhados a conduzir com telemóvel numa semana

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 fev 2020 (Lusa) -- Mais de 860 condutores foram apanhados a conduzir com telemóvel durante os sete dias da operação "Smartphone, Smartdrive" realizada pela GNR em todo o país, indicou hoje a corporação.

Num comunicado de balanço da operação, que decorreu entre 11 e 17 de fevereiro, a Guarda Nacional Republicana refere que fiscalizou 39 mil condutores e detetou 13.228 contraordenações rodoviárias, 863 das quais por uso do telemóvel durante a condução.

A GNR destaca ainda que registou 2.845 contraordenações por excesso de velocidade, 878 por falta de inspeção periódica obrigatória, 723 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 544 por falta do cinto de segurança ou cadeirinha para bebé e 375 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Durante os sete dias da operação, os militares da GNR detetaram ainda 449 condutores com excesso de álcool, dos quais 197 foram detidos por condução com uma taxa de álcool superior a 1.2 gramas por litro no sangue, e 135 por falta de habilitação legal para conduzir.

A GNR intensificou a fiscalização, entre 11 e 17 de fevereiro, ao uso indevido do telemóvel durante a condução de modo "a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores".

Na nota, esta força de segurança relembra que a utilização incorreta e o manuseamento de telemóveis, tablets, ou dispositivos similares, para a realização de chamadas, envio de mensagens escritas ou consulta de redes sociais, durante a condução acarreta riscos associados, como a distração visual, limitação motora e condicionamento cognitivo.

A GNR refere ainda que, durante o ano de 2020, vai continuar a exercer "uma fiscalização intensiva e terá uma especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores", sobretudo os que ponham em causa a segurança na estrada.

CMP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).