Premiadas jovens cientistas por estudos sobre bactérias, microalgas, células e doença muscular

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 fev 2020 (Lusa) - As Medalhas de Honra L'Oréal 2019 são hoje atribuídas a quatro jovens cientistas que trabalham sobre bactérias resistentes, distrofia muscular, células imunitárias e tratamento de esgotos industriais com microalgas, anunciou a organização em comunicado.

Diana Priscila Pires (Universidade do Minho), Cristina Godinho-Silva (Fundação Champalimaud), Ana Rita Carlos (Universidade de Lisboa) e Ana Luísa Gonçalves (Universidade do Porto) são as cientistas premiadas. Cada uma vai receber 15 mil euros. A entrega das distinções será feita numa cerimónia no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

As Medalhas de Honra L'Oréal para as Mulheres na Ciência são concedidas anualmente a quatro jovens investigadoras a trabalhar em Portugal, sendo financiadas pela empresa de cosmética L'Oréal Portugal. A avaliação das candidaturas é realizada por um júri designado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A investigadora Diana Priscila Pires (Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho) disse à Lusa que pretende criar uma ferramenta de edição genética para gerar bacteriófagos com "propriedades antibacterianas melhoradas", de modo a que "possam ser utilizados no tratamento de infeções causadas pela bactéria 'P. aeruginosa'", que é resistente a antibióticos e está na origem de infeções hospitalares.

Os bacteriófagos são vírus bacterianos que "não têm qualquer efeito adverso" nos humanos, pelo que "têm vindo a ser explorados para o tratamento de infeções bacterianas", uma vez que atacam bactérias nocivas.

Contudo, estes vírus "apresentam algumas limitações que podem ser ultrapassadas através da manipulação genética dos seus genomas", assinalou a cientista, que se propõe isolar novos bacteriófagos, específicos para a bactéria 'P. aeruginosa', e desenvolver uma ferramenta de edição genética destes bacteriófagos a partir de uma outra ferramenta já conhecida, a CRISPR/Cas, que será usada na edição da informação genética da bactéria.

Cristina Godinho-Silva (Fundação Champalimaud) vai avaliar, usando ratinhos como modelo animal, de que forma o relógio biológico (ritmo circadiano) regula um grupo de células imunitárias, as células linfoides inatas do tipo 2 (ILC2), que existem em órgãos como os rins, e qual o impacto desta regulação para o funcionamento dos rins.

"Este projeto irá permitir compreender se as perturbações nos nossos horários e hábitos de sono influenciam a atividade das ILC2 e se podem contribuir para um aumento do risco de desenvolvimento da patologia renal, como é o caso da insuficiência renal", afirmou à Lusa, acrescentando que caso esta hipótese se confirme será possível "pensar em estratégias para aumentar ou reduzir terapeuticamente a atividade destas células" e, deste modo, tratar as doenças renais com mais eficácia.

Ana Rita Carlos (Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Universidade de Lisboa) quer perceber como se inicia a distrofia muscular congénita merosina-negativa (MDC1A), uma doença muscular grave, geralmente letal e sem cura que afeta a capacidade de andar, engolir e respirar.

Num estudo anterior com embriões de ratinhos, a investigadora verificou que a doença se manifestava ainda no útero materno e não apenas à nascença, como se pensava antes.

Agora, no novo trabalho, espera identificar os mecanismos nas células dos tecidos musculares que desencadeiam a doença, assim como medicamentos que possam ser usados para novas terapias que visem a melhoria das condições de vida dos doentes ou uma possível cura para a MDC1A.

Para tal, Ana Rita Carlos vai analisar alterações no gene LAMA2, na origem da doença. A cientista considera que o conhecimento gerado pela nova investigação será importante para outras doenças, como cancro, e o envelhecimento, uma vez que, adiantou à Lusa, o LAMA2 é "essencial para dar suporte mecânico e fisiológico às células em vários tecidos".

Ana Luísa Gonçalves (Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia da Universidade de Porto) está a estudar as potencialidades do uso das microalgas no tratamento "eficiente, sem recurso a agentes químicos adicionais", dos esgotos produzidos pelas indústrias têxtil e do papel, assim como a possível utilização da sua biomassa como biofertilizante, biodiesel e pigmento natural de tecidos.

Com os tratamentos habituais, os efluentes industriais continuam a ter "elevadas concentrações de azoto e fósforo", nutrientes com "impactos negativos nos ecossistemas aquáticos" mas que "são essenciais para o crescimento das microalgas", sublinhou a cientista à Lusa.

ER // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.