Assembleia Municipal de Matosinhos manifesta apoio à unidade de cuidados Kastelo

Assembleia Municipal de Matosinhos manifesta apoio à unidade de cuidados Kastelo
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Assembleia Municipal de Matosinhos expressou “solidariedade e apoio” à Associação NoMeioDoNada, que gere a Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos – Kastelo, que está a ser investigada por alegados maus-tratos.

“Expressar à Associação NoMeiodoNada, nomeadamente aos pais/mães/encarregados/as de educação das crianças ali cuidadas, a sua total solidariedade e apoio, na certeza que os acontecimentos recentes representarão dores de crescimento e reforçarão os laços que unem os seus associados”, refere a recomendação do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), aprovada por maioria na reunião deste órgão deliberativo, na segunda-feira à noite.

Os deputados municipais eleitos recomendaram ao executivo municipal, liderado pela socialista Luísa Salgueiro, que “tudo faça ao seu alcance e no estrito cumprimento das suas competências” para ajudar a associação e a unidade a cumprir as funções para que foi criada e a resolver os problemas que venham a ser identificados.

No início deste mês, o Ministério Público indicou estar a investigar denúncias de negligência e maus-tratos na unidade de cuidados continuados e paliativos pediátricos, num processo ainda em segredo de justiça.

Por seu lado, a direção da unidade de cuidados continuados negou e “repudiou veemente” as acusações de negligência e maus-tratos por parte da Operação Nariz Vermelho, tendo apresentado uma queixa por “difamação e assédio moral”.

A presidente da câmara reafirmou ter participado às entidades competentes denúncias que lhe chegaram sobre a instituição, tal como lhe competia.

Contudo, Luísa Salgueiro lembrou que acompanhou o projeto desde a primeira hora e mantém com o Kastelo uma “relação profunda”, esperando que este passe esta fase rapidamente.

“Estive inúmeras vezes na instituição e tudo o que vi foi carinho, dedicação e competência, tendo confiança nas instituições que estão a fazer as averiguações”, sublinhou.

Na justificação do voto favorável, o deputado do PSD Pedro da Vinha Costa explicou não só estar solidário com o Kastelo como esperar que resista “às tentações de tomada de poder interno que podem explicar muito do que está a acontecer”.

O voto de solidariedade à associação e à unidade não tenciona, em qualquer momento, condicionar as instituições, adiantou o socialista Carlos Mouta.

Assumindo que “há que dar espaço” às autoridades para fazerem o seu trabalho, o deputado elogiou a missão desta infraestrutura e lembrou que é uma resposta única no país.

Já os deputados do BE adiantaram que a abstenção não significa que não estejam solidários com a unidade de cuidados continuados, mas como existe uma investigação em curso consideraram não dever envolver-se.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.