Ferro elogia contributo para a participação cívica de 25 anos Parlamento dos Jovens

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 fev 2020 (Lusa) - O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, elogiou hoje o contributo para a participação cívica e política e para a diversidade de opiniões de 25 anos de organização do Parlamento dos Jovens.

Numa mensagem publicada na página oficial da Assembleia da República, Ferro Rodrigues refere que a iniciativa nasceu em 1995 por impulso dos antigos presidentes do parlamento Barbosa de Melo e Almeida Santos e, também, da antiga deputada socialista Julieta Sampaio.

"Estarmos hoje a celebrar os 25 anos do Parlamento dos Jovens é, para mim, enquanto presidente da Assembleia da República, motivo de uma enorme satisfação. Os principais objetivos do Parlamento dos Jovens passam por estimular o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República e as regras do processo legislativo e, sobretudo, promover o respeito pelo debate democrático e pela diversidade de opiniões", escreveu Ferro Rodrigues.

O presidente da Assembleia da República defendeu depois "a importância de se investir na educação cívica dos mais jovens, contribuindo para o seu conhecimento democrático e futuros hábitos de participação política".

"Com o Parlamento dos Jovens, os estudantes deputados experimentam que para concretizar uma ideia têm de convencer os outros, de explicar a bondade dos seus argumentos. Têm de estar recetivos às críticas e, muito possivelmente, de ceder nalguns aspetos que inicialmente idealizaram. Este diálogo para o compromisso é a essência do processo democrático e a forma de articular os vários interesses que se encontram em qualquer sociedade", frisou o presidente da Assembleia da República.

Na sua mensagem, Ferro Rodrigues destacou ainda que o número de escolas envolvidas este ano no Parlamento dos Jovens "ascendeu a 1009 - um número recorde que atesta bem o sucesso desta iniciativa".

"Para este sucesso, têm contribuído, os professores e os milhares de jovens que, desde há 25 anos, participam neste programa de aprendizagem da democracia; a equipa do Parlamento dos Jovens, cujo empenho tem sido fundamental para a realização, ano após ano, deste evento; e, claro, os deputados que se envolvem ativamente neste processo, participando em debates com alunos de escolas de todo o país.", acrescentou.

PMF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).