Montante do novo crédito ao consumo volta a aumentar em dezembro para 667,96 ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 fev 2020 -- O montante dos novos créditos ao consumo aumentou 7,1% em dezembro, face ao mesmo mês do ano anterior, para 667,954 milhões de euros, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com o BdP, face ao mês anterior, o montante que os portugueses contrataram à banca e às financeiras aumentou 1,6%.

O montante dos novos créditos ao consumo teve a subida mais expressiva (17,1%) no crédito pessoal, registando um total mensal de 297 milhões de euros, enquanto nos cartões a subida registada foi de 1,6% para 101 milhões de euros.

Já no crédito automóvel registou-se uma descida de 0,4% para 270 milhões de euros face a dezembro de 2018.

Em número, os novos créditos ao consumo aumentaram 8,5% para 146.222 contratos, com os relativos ao crédito pessoal a subirem 11% (para 44.494 contratos), automóvel 0,3% (para 18.110) e cartões e descoberto 9,1% (para 3.619)

ICO // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.