INE divulga hoje crescimento da economia portuguesa em 2019

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 fev 2020 (Lusa) -- O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga hoje a estimativa rápida das contas nacionais em 2019, com a maioria dos analistas ouvidos pela Lusa a estimarem um crescimento de 1,9%, em linha com as previsões do Governo.

Nuno Mello, da corretora XTB, estima um crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, em linha com as previsões do Governo e do Fundo Monetário Internacional (FMI), o mesmo sucedendo com Nuno Caetano, da corretora Infinox.

Já o economista-chefe do Banco Montepio, Rui Bernardes Serra, disse à Lusa esperar um crescimento médio de 2,0% em 2019, resultando "do cenário de crescimento em cadeia assumido para o quarto trimestre de 2019, que traduz [...] uma aceleração da economia na reta final do ano (de 0,2 pontos percentuais [p.p.])".

Em 2018, o PIB português cresceu 2,4%, e o Governo espera que em 2019 haja uma desaceleração do crescimento económico para 1,9%, em linha com as previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), FMI e Conselho das Finanças Públicas (CFP).

Na quinta-feira, a Comissão Europeia estimou que o PIB português tenha crescido 2,0% em 2019, uma previsão em linha com a do Banco de Portugal.

No quarto trimestre de 2019, em cadeia, quer Nuno Mello quer Nuno Caetano, estimam um crescimento económico de 0,4%, com Rui Bernardes Serra mais otimista, prevendo 0,5%.

CSJ (JE) // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.