OCDE continua a identificar sinais de crescimento estável em Portugal

| Economia
Porto Canal com Lusa

Paris, 10 fev 2020 (Lusa) - A OCDE continua a identificar sinais de crescimento estável na economia portuguesa, indica uma estimativa baseada nos indicadores compósitos avançados de dezembro, que no conjunto dos países membros da organização ainda não inclui o potencial impacto do coronavírus.

O indicador, que antecipa inflexões nos ciclos económicos, referente a Portugal subiu para 99,6 pontos em dezembro, contra 99,4 pontos em novembro, mas abaixo do nível 100 pontos que marca a média de longo prazo.

No conjunto da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) é identificado um crescimento estável, com o indicador a subir para 99,43 pontos, mais onze décimas que em novembro.

Nas sete principais economias do mundo (Canadá, França, Japão, Alemanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos), os indicadores também subiram em dezembro 11 décimas, para 99,27 pontos.

A OCDE também identifica sinais de crescimento estável tanto na zona euro, com 99,27 pontos, mais quatro centésimas, como nas cinco principais economias asiáticas (China, Índia, Indonésia, Japão e Coreia), onde o acréscimo é de sete centésimas, para 99,59 pontos.

A organização precisa que estes indicadores, que antecipam futuras mudanças com entre seis a nove meses, se calcularam antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado em 30 de janeiro a emergência internacional devido ao rápido aumento dos pacientes afetados pelo coronavírus de Wuhan.

No comunicado, a OCDE precisa que "ainda não é possível incluir o potencial impacto negativo do surto do coronavírus na atividade global, especialmente nas cadeias de fornecimento e turismo".

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.