Portugal recusou 48 mil toneladas de resíduos estrangeiros numa semana - Governo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 09 fev 2020 (Lusa) -- Portugal recusou a entrada nos seus aterros de "48 mil toneladas de resíduos" provenientes de países estrangeiros só na última semana, anunciou hoje o Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC).

"Em apenas uma semana, a publicação do Despacho permitiu já objetar a entrada de 48 mil toneladas de resíduos provenientes de outros países", avançou hoje fonte do MAAC, anunciando também que a Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) para os aterros em Portugal vai duplicar no próximo verão de 11 para "22 euros por tonelada".

Segundo o MAAC, a decisão de subir os valores da TGR pretende "desincentivar o encaminhamento de resíduos nacionais e de outros países para aterro, complementado com uma revisão das taxas de apreciação dos procedimentos de notificação de transferência de resíduos, para importação ou exportação.

A subida da TGR insere-se no Plano de Ação de Aterros 2020, uma iniciativa do MAAC para "fazer face às preocupações sobre os aterros" e cuja ação vai ser concertada e articulada entre as várias entidades com competências de inspeção, fiscalização, licenciamento e monitorização, designadamente a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Inspeção Geral do Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (IGAMAOT) e as cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Dados do Ministério do Ambiente referentes a 2018 indicam que resíduos vindos de países estrangeiros para eliminação em Portugal representaram 6% do total de resíduos industriais eliminados em território nacional.

Apesar de esse lixo oriundo do exterior representar 6%, o MAAC revela que desde 2017 se tem vindo a assistir a um "aumento" da entrada destes resíduos, com os dados provisórios de 2019 a "registarem as 230 mil toneladas".

"Esta constatação levou a que muitas individualidades se referissem à TGR de 11 euros/tonelada em 2020 como uma das causas para esta evolução (...), embora outras causas possam ser apontadas, tais como as restrições da China à importação de resíduos em 2018", explica o ministério.

Apesar do aumento da chegada de resíduos de outros países para aterros portugueses, fonte do MAAC frisou que "Portugal não é o caixote do lixo da Europa" e que até se encontra nas "últimas posições" da Europa como "destino de resíduos para aterro", conforme indicam dados últimos compilados pelo Eurostat.

"São quatro os países que recebem 90% dos resíduos importados para eliminação (que inclui aterro, incineração e outras operações de eliminação): a Alemanha com 62%, a França com 14%, a Bélgica com 9% e a Áustria com cerca de 5%" e "Portugal é responsável por 1,61% dos resíduos importados para eliminação", lê-se num comunicado enviado à Lusa.

CCM // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.