Ministério Público investiga alegados maus tratos no lar da Misericórdia de Valpaços

Ministério Público investiga alegados maus tratos no lar da Misericórdia de Valpaços
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Ministério Público está a investigar as denúncias de alegados maus tratos a utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, num processo que está em segredo de justiça, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR).

"Confirma-se a receção de uma participação. A mesma deu origem a um inquérito dirigido pelo Ministério Público da comarca de Vila Real. Encontra-se em investigação e está em segredo de justiça", afirmou esta sexta-feira, a PGR, em resposta escrita a um pedido de esclarecimento da agência Lusa.

A mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços informou, na semana passada, que a "gravidade do relato" de alegados maus tratos sobre utentes do Lar de São José justificou que tivesse procedido "à competente denúncia ao Ministério Público para instauração de inquérito criminal".

Disse ainda, num comunicado divulgado na sua página oficial na internet, que abriu "um processo interno de averiguações para total esclarecimento e adoção das medidas disciplinares que ao caso se mostrem adequadas".

Entretanto, foi divulgada também a suspensão de nove funcionários daquela instituição.

Na base desta tomada de decisão da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, esteve uma denúncia por parte de um filho de um casal de idosos que ali estavam institucionalizados e a divulgação de vídeos gravados no quarto que ocupavam e que revelavam a forma como eram tratados pelos funcionários.

O caso foi alvo de uma reportagem do programa da RTP "Sexta às 9".

A Santa Casa, naquele comunicado, disse que "desconhece a existência de quaisquer maus tratos ditos praticados em qualquer das suas 10 estruturas residenciais" e afirmou que "tem por primeira preocupação, prestar os melhores cuidados a todos os seus utentes".

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.