Manuel Pizarro candidato a terceiro mandato na liderança do PS/Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 fev 2020 (Lusa) -- O eurodeputado Manuel Pizarro vai recandidatar-se à liderança da Federação Distrital do PS/Porto e a um terceiro mandato à frente daquela estrutura partidária, revelou hoje à Lusa a candidatura do também vereador da autarquia portuense.

Nesta candidatura às eleições de março, que vai apresentar no sábado, o atual líder federativo conta com o apoio de 15 dos 18 presidentes das concelhias do distrito do Porto, acrescentou fonte partidária.

Numa nota de imprensa, a candidatura destaca que Pizarro cumpriu "integralmente os programas com os quais foi eleito" como presidente do PS/Porto, nomeadamente conquistando mais câmaras para os socialistas nas eleições autárquicas, mantendo a representação do distrito no Parlamento Europeu e aumentando a representação na Assembleia da República após as legislativas de 2019.

"Nas [eleições] Europeias assegurou que o distrito mantinha a representação de dois deputados no Parlamento Europeu e, nas legislativas, somou mais três deputados ao resultado obtido em 2015, garantindo assim a eleição de 17 deputados", refere a nota de imprensa.

Agora a terminar o segundo mandato como presidente da Federação Distrital do PS/Porto, após as eleições federativas de 2016 e 2018, Pizarro "garantiu que o distrito ficou pintado a rosa, ao conquistar para o PS 11 das 18 câmaras municipais e ao tornar-se no partido maioritário nas juntas de freguesia", assinala a candidatura.

"Com isso, o socialista recuperou para o PS, ao fim de 20 anos, a liderança da Área Metropolitana do Porto", acrescenta.

A candidatura de Pizarro refere ainda que o socialista conta com o apoio dos presidentes das concelhias de Amarante, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

"Continuar unidos pelas vitórias do PS" é o lema da candidatura.

Na reunião da Comissão Nacional do PS realizada em janeiro no Porto, ficou decidido que as eleições das várias federações do partido se realizariam entre 13 e 14 de março, seguindo-se, a 04 e 05 de abril, os congressos federativos.

Pizarro foi reeleito para o segundo mandato na liderança do PS/Porto em março de 2018, com 96,6% dos votos.

Foi a segunda vez consecutiva em que Pizarro foi candidato único à Federação do PS/Porto, algo "inédito na história desta estrutura distrital", segundo destacou o próprio na ocasião, em declarações à Lusa.

Pizarro obteve 3.979 dos votos numa eleição em que participaram 4.118 socialistas do distrito do Porto, onde estão registados 8.291 militantes, segundo os resultados oficiais, indicou fonte oficial do PS/Porto.

Desta vez, Pizarro conta com a oposição do presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que anunciou a candidatura em novembro.

Pizarro é vereador do PS na Câmara do Porto desde 2013 e foi eleito eurodeputado nas eleições de maio de 2019.

De acordo com os estatutos do partido, os presidentes de federação podem cumprir até quatro mandatos.

Manuel Pizarro apresenta a recandidatura à liderança da Federação Distrital do Porto no sábado, às 15:30, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, Porto.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.