Hospital Militar, no Porto, e outro em Lisboa preparados para receber portugueses provenientes da China que chegam às 20h30 a Portugal

Hospital Militar, no Porto, e outro em Lisboa preparados para receber portugueses provenientes da China que chegam às 20h30 a Portugal
| Norte
Porto Canal com Lusa

O avião que transporta os 17 portugueses retirados da cidade chinesa de Wuhan, foco do novo coronavírus, deverá aterrar pelas 20:30 de hoje na Base Aérea de Figo Maduro, disse à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. O Hospital Militar, no Porto, e o Hospital Pulido Valente, em Lisboa, serão as unidades preparadas para os receber os portugueses provenientes de Wuhan possam ficar em "isolamento profilático" voluntário.

A mesma fonte adiantou que está agendada, também para hoje, às 21:00, uma conferência de imprensa da ministra da Saúde, Marta Temido, para abordar o tema.

Os 17 portugueses são transportados a bordo de um avião da Força Aérea Portuguesa, que descolou hoje à tarde da base militar de Istres, sul da cidade francesa de Marselha.

Os portugueses tinham chegado a início da tarde a Marselha num Airbus A380, proveniente da China, no qual viajavam 250 cidadãos europeus.

A China elevou hoje para 304 mortos e mais de 14 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

As Filipinas anunciaram também hoje a morte de um cidadão de nacionalidade chinesa, vítima de uma pneumonia causada pelo coronavírus, a primeira vítima fatal fora da China.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países, com as novas notificações na Rússia, Suécia e Espanha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus na China.

O Ministério da Saúde vai disponibilizar instalações onde os portugueses provenientes de Wuhan possam ficar em "isolamento profilático" voluntário.

O Hospital Pulido Valente, em Lisboa, e o Hospital Militar, no Porto, serão as unidades preparadas para os receber.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.