Feira do Fumeiro de Montalegre tem impacto de 5,9 milhões de euros na região

Feira do Fumeiro de Montalegre tem impacto de 5,9 milhões de euros na região
| Norte
Porto Canal com Lusa

A 29.ª Feira do Fumeiro de Montalegre teve um impacto económico na região de 5,9 milhões de euros, dos quais 3,2 milhões de euros correspondem a receita gerada no recinto, segundo um estudo revelado, esta segunda-feira.

O Núcleo de Investigação do Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG) -- European Business School, em parceria com a Câmara de Montalegre, realizou um estudo económico à feira, que decorreu entre quinta-feira e domingo naquele concelho do distrito de Vila Real.

Na 29.º edição do certame verificou-se, segundo o trabalho do ISAG, "um aumento do impacto económico na região de 3,5% face ao ano anterior, ou seja, 5,9 milhões de euros (5,7 milhões de euros em 2019), e a meio do dia de domingo "vários expositores já tinham esgotado o seu produto".

De acordo com o ISAG, foram gerados, só no recinto, "3,2 milhões de euros".

O trabalho avaliou a marca "Fumeiro de Montalegre", o impacto direto do evento no concelho (no alojamento, nas deslocações, nas compras na feira e nas atividades complementares), o impacto induzido (considerando os gastos na compra de produtos), e identificou os principais fatores de satisfação.

O Estudo de Público, de Impacto Económico e de Comportamento do Consumidor em Relação à marca "Fumeiro de Montalegre" foi realizado pela segunda vez consecutiva e "comprovou a atratividade desta celebração do mundo rural junto de público vindo de todo o país".

Passaram pela feira cerca de 50 mil visitantes, dos quais 78,6% chegaram de outros concelhos portugueses que não Montalegre.

Segundo o estudo, o evento continua a "atrair um renovado público, com a edição de 2020 a marcar a estreia de 47,6% dos visitantes".

Verificou-se também que 66,5% dos visitantes não residentes no concelho de Montalegre não costumam ir a outros eventos promovidos na região, o que indica a "forte atratividade" deste evento. De acordo com o trabalho, "os visitantes foram unânimes em relação à satisfação global face ao evento (4,51 de 1 a 5) e destacaram igualmente a satisfação e a organização da feira (4,47)".

A alheira, a chouriça de carne, o salpicão e o presunto foram os produtos mais comprados e a "qualidade do fumeiro" foi o fator mais valorizado (4,46) na hora de decidir ir a Montalegre, seguindo-se a "reputação da feira" (4,42) e a "possibilidade de conhecer produtos regionais" (4,38).

O estudo avaliou também o comportamento dos visitantes enquanto consumidores de fumeiro, denotando o consumo de pelo menos uma vez por mês como o mais frequente (37,3%), e concluiu que os locais preferidos para a compra do fumeiro são as feiras tradicionais (32,4%) ou diretamente ao produtor (23,9%).

Participaram na Feira do Fumeiro de Montalegre cerca de 60 produtores da região do Barroso.

O ISAG é uma instituição de ensino superior politécnico particular, criada em outubro de 1979, e localizada na cidade do Porto.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.