Milhares de professores esperados hoje para manifestação em Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 jun (Lusa) - Milhares de professores são esperados hoje pelos sindicatos para uma manifestação em Lisboa, com concentração marcada para as 15:00 na rotunda do Marquês de Pombal, seguida de desfile pela Avenida da Liberdade, contras as políticas do Governo.

A luta dos professores iniciou-se na semana passada, com uma greve ao serviço de avaliações que se prolongará até dia 28, fazendo com que não se realizem as reuniões destinadas a validar a nota dos alunos em muitas escolas, nem a afixação das pautas.

Para segunda-feira, dia em que se iniciam os exames nacionais do Ensino Secundário, está agendada uma paralisação geral dos docentes.

As ações de luta juntam as duas grandes federações do setor: FNE (UGT) e FENPROF (CGTP).

Os sindicatos contestam a aplicação do regime de mobilidade especial aos professores, por temerem despedimentos, e o aumento do horário de trabalho das 35 para as 40 horas semanais.

A mobilidade geográfica, que implica o aumento da distância da residência a que os professores podem ficar colocados, é também motivo de contestação.

As estruturas sindicais esperam milhares de apoiantes, entre educadores, docentes e investigadores, na manifestação nacional de trabalhadores da educação.

AH // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.