BE quer Isabel dos Santos impedida de vender participações compradas com "dinheiro roubado"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jan 2020 (Lusa) - A coordenadora do BE defendeu hoje que não devia ser permitido a Isabel dos Santos vender a participação nas empresas portuguesas levando assim "o dinheiro roubado ao povo angolano" para um 'offshore', instando o Governo a dialogar com Angola.

"Sem prejuízo da justiça fazer o seu caminho - tanto sobre Isabel dos Santos como outros elementos da cleptocracia angolana que têm os seus interesses em Portugal, mas também sobre os portugueses que foram cúmplices com estes roubos ao longo dos anos e com esta lavagem de dinheiro - o Governo português não pode desinteressar-se do futuro de empresas que são estratégicas para Portugal", defendeu a líder bloquista, Catarina Martins, aos jornalistas, em Lisboa.

Para Catarina Martins, é claro que a empresária angolana "não pode ter nem mais uma palavra em nenhuma destas empresas" como é a Efacec, a Nos ou o Eurobic.

"A justiça deve atuar, os reguladores também devem atuar e não devia ser permitido a Isabel dos Santos vender a sua participação e com isso consumar este assalto ao povo angolano, levando o dinheiro destas participações que ela comprou com o dinheiro roubado ao povo angolano para um qualquer 'offshore'", alertou.

Na perspetiva de Catarina Martins, "Isabel dos Santos está a vender o que não é dela, porque essas participações nas empresas foram compradas com o dinheiro do povo angolano".

"E se ela pode vender livremente as suas participações nas empresas, depois pode pôr o seu dinheiro na Rússia, no Dubai ou num qualquer 'offshore' e consumar o assalto, e Portugal está a ser cúmplice dessa consumação do assalto", condenou.

Assim, para a coordenadora do BE, "isso não deve acontecer" e "é preciso que a justiça portuguesa atue para travar a continuação deste roubo ao povo angolano".

"E é preciso também que o Governo português inicie um diálogo com o Governo angolano sobre o futuro destas empresas, porque são empresas importantes para o nosso país", apelou.

Para Catarina Martins, "se foi até agora absolutamente irresponsável fechar os olhos à cleptocracia angolana, seria agora também irresponsável fechar os olhos às responsabilidades que há em empresas portuguesas para as quais é preciso ter uma estratégia".

JF // ACL

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.