Exposição "Eletric" vai experimentar como é que tecnologia e arte se "misturam" - Comissário

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 24 jan 2020 (Lusa) - A exposição de realidade virtual "Electric", que se inaugura no sábado, na Fundação de Serralves, no Porto, pretende "experimentar" de que forma é que o mundo da tecnologia e da arte se "misturam", afirmou hoje o comissário Daniel Birnbaum.

"Provavelmente estamos nos primeiros segundos ou semanas de uma nova era e não sabemos onde isso nos levará. Quando algo novo chega, é evidente que há sempre uma janela de experimentação e também de alguma confusão", afirmou o crítico de arte e curador sueco Daniel Birnbaum.

Em declarações à agência Lusa, à margem de uma visita guiada à exposição, o comissário da "Eletric: A virtual reality exhibition", que é inaugurada este sábado e fica patente até 24 de maio, em Serralves, afirmou estar bastante "satisfeito", isto porque esta é "a primeira vez" que um museu alberga a exposição.

"É a primeira vez que isto é visto num museu. Não sabemos como é que a realidade virtual ficará no mundo da arte tradicional. Será que se vai encaixar em galerias de arte? Num museu clássico? Em festivais? Ou deveria estar patente 'online'?", reiterou o curador sueco.

Organizada pela Acute Art, a exposição "quebra" com as tendências de quem visita um museu, na medida em que convida o público a visitar, através de óculos de realidade virtual, "outros universos".

Entre experiências imersivas por percursos "desconcertantes" e "mundos fictícios", aos visitantes são dadas a conhecer obras da Städelschule Architecture Class (SAC), de R. H. Quaytman, Nathalie Djurberg & Hans Berg e Anish Kapoor.

Além destas obras, o projeto ainda integra uma obra de Olafur Eliasson, artista atualmente em exposição no Museu e no Parque de Serralves, e uma obra de realidade aumentada de Koo Jeong A, apresentada no Parque da fundação.

À Lusa, Daniel Birnbaum adiantou que este projeto, além de ser uma "experiência" para perceber como é que o mundo da "vanguarda tecnológica" e da arte se "misturam", visa também atrair "novos e diferentes públicos" aos museus.

"A arte é para todos e [o facto de] esta exposição poder estar num museu, [permite] alcançar pessoas que não estão tão acostumadas a ir, o que nos abre uma visão muito democrática para as artes visuais", concluiu o comissário.

SPYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Atualização do estado das vítimas do incêndio em Rio Tinto

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, um deles em estado grave, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma vítima encarcerada.