Info

PSI20 mantém-se em terreno positivo com a NOS a cair 5,03%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jan 2020 (Lusa) -- A bolsa de Lisboa está hoje a negociar em terreno positivo, mantendo a tendência da abertura e das congéneres europeias, com a operadora NOS a contrariar a tendência ao cair 5,03%.

Cerca das 08:50, o principal índice, o PSI20, seguia a negociar em alta 0,61% para 5.266,87 pontos, com 13 ações em alta, três em baixa e duas inalteradas.

A NOS, depois de três administradores não executivos da operadora, ligados a Isabel dos Santos, terem renunciado ao cargo na quinta-feira, estava a perder 5,03% para 4,65 euros, seguido da Ibersol que perde 0,23% para 8,72 euros.

A renúncia aos cargos acontece quatro dias depois de um consórcio de jornalistas ter divulgado o processo denominado 'Luanda Leaks', que revela alegados esquemas financeiros da empresária angolana, filha do antigo chefe de Estado de Angola.

Nos ganhos, a liderança pertencia à Jerónimo Martins e à Pharol, que avançavam 2,20% e 1,56% para 15,77 euros e 0,10 euros, respetivamente.

A EDP Renováveis subia 1,24% para 11,40 euros, depois de ter assinado um acordo com a francesa Engie para a criação de uma 'joint-venture' controlada em partes iguais para a produção eólica 'offshore' (no mar), fixo e flutuante.

O acordo anunciado, que está sujeito a certas condições precedentes, incluindo o processo de aprovação regulatório da Comissão Europeia, deverá estar operacional até o final do primeiro trimestre de 2020, segundo a elétrica comunicou na quinta-feira após o fecho do mercado.

O BCP avançava também 1,11% para 0,19 euros e a Galp e EDP 0,74% e 0,45% para 14,20 euros e 4,23 euros, respetivamente.

Lisboa seguia em linha com as principais bolsas europeias, que estavam hoje em alta, mas com os investidores cautelosos com receio do novo vírus detetado na China, onde já provocou mais de 25 mortos.

Os investidores estão pendentes de resultados da banca.

Entretanto, no Médio Oriente a tensão entre os Estados Unidos e o Irão está de momento apaziguada.

A nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,1050 dólares, contra 1,1051 dólares na quinta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em março de 2020 abriu hoje em alta, a cotar-se a 62,28 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 62,04 dólares na quinta-feira.

ICO (MC/JNM) // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Covid-19: Setores têxtil, vestuário e calçado "preocupados" com prolongamento da crise

Os setores têxtil, vestuário e calçado estão "preocupados" com o eventual impacto de um prolongamento da crise do coronavírus, admitindo que poderá levar a quebras no fornecimento de matérias-primas e de encomendas provenientes da Ásia.

UE/Orçamento: Conselho Europeu termina em Bruxelas sem acordo

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou sem acordo, apenas cerca de 20 minutos após os líderes se terem sentado novamente à mesa para discutir a nova proposta, revelaram fontes europeias.

Luanda Leaks: Efacec garante "todas as condições" para pagar salários e a fornecedores

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu hoje que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores, "não estando colocada a possibilidade" de incumprimento.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.