PSI20 mantém-se em terreno positivo com a NOS a cair 5,03%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jan 2020 (Lusa) -- A bolsa de Lisboa está hoje a negociar em terreno positivo, mantendo a tendência da abertura e das congéneres europeias, com a operadora NOS a contrariar a tendência ao cair 5,03%.

Cerca das 08:50, o principal índice, o PSI20, seguia a negociar em alta 0,61% para 5.266,87 pontos, com 13 ações em alta, três em baixa e duas inalteradas.

A NOS, depois de três administradores não executivos da operadora, ligados a Isabel dos Santos, terem renunciado ao cargo na quinta-feira, estava a perder 5,03% para 4,65 euros, seguido da Ibersol que perde 0,23% para 8,72 euros.

A renúncia aos cargos acontece quatro dias depois de um consórcio de jornalistas ter divulgado o processo denominado 'Luanda Leaks', que revela alegados esquemas financeiros da empresária angolana, filha do antigo chefe de Estado de Angola.

Nos ganhos, a liderança pertencia à Jerónimo Martins e à Pharol, que avançavam 2,20% e 1,56% para 15,77 euros e 0,10 euros, respetivamente.

A EDP Renováveis subia 1,24% para 11,40 euros, depois de ter assinado um acordo com a francesa Engie para a criação de uma 'joint-venture' controlada em partes iguais para a produção eólica 'offshore' (no mar), fixo e flutuante.

O acordo anunciado, que está sujeito a certas condições precedentes, incluindo o processo de aprovação regulatório da Comissão Europeia, deverá estar operacional até o final do primeiro trimestre de 2020, segundo a elétrica comunicou na quinta-feira após o fecho do mercado.

O BCP avançava também 1,11% para 0,19 euros e a Galp e EDP 0,74% e 0,45% para 14,20 euros e 4,23 euros, respetivamente.

Lisboa seguia em linha com as principais bolsas europeias, que estavam hoje em alta, mas com os investidores cautelosos com receio do novo vírus detetado na China, onde já provocou mais de 25 mortos.

Os investidores estão pendentes de resultados da banca.

Entretanto, no Médio Oriente a tensão entre os Estados Unidos e o Irão está de momento apaziguada.

A nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,1050 dólares, contra 1,1051 dólares na quinta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em março de 2020 abriu hoje em alta, a cotar-se a 62,28 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 62,04 dólares na quinta-feira.

ICO (MC/JNM) // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.