Presidente da Câmara Municipal de Penafiel diz que 1ª fase do IC35 já foi adjudicada

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino Sousa, disse  à Lusa já ter sido adjudicada a primeira fase da construção do IC35, prevendo que a obra possa começar até ao verão.

"Esta notícia é uma prenda de aniversário para Penafiel, que celebra este ano 250 anos de elevação a cidade, e não podia ter vindo em melhor altura. Mais vale tarde do que nunca", comentou o autarca.

Antonino Sousa explicou que se trata do troço de três quilómetros que liga a área urbana da cidade à localidade de Rans.

A obra foi adjudicada por 5,5 milhões de euros e o prazo de execução é de 18 meses, segundo o edil.

Em maio de 2019, Antonino Sousa e o então presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, Armando Mourisco, reuniram-se com o ministro da Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, na sequência de iniciativas populares que reivindicavam a realização da obra.

Em fevereiro de 2019, populares servidos pela EN106 tinham colocado centenas de cruzes brancas nas bermas da estrada, entre Penafiel e Entre-os-Rios, para assinalar as vítimas mortais registadas ao longo de décadas e assim reclamar a urgência da construção do IC35.

O presidente da câmara recordou hoje ter sido "muito crítico com a atuação do atual Governo sobre este assunto", inclusive naquele momento, mas disse agora "reconhecer o trabalho feito pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, além do empenho manifestado pelo presidente da CIM à data, Armando Morisco.

Para Antonino Sousa, "este é, verdadeiramente, o primeiro passo, em concreto, para a construção de uma estrada, muito desejada pela população".

"Esta obra não é do partido A ou B, esta obra é uma obrigação que o país tem para com a região, depois de anos e anos de promessas, de avanços e recuos", acentuou ainda.

O IC35 é uma obra reivindicada há décadas por vários municípios, nomeadamente Penafiel, Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e Cinfães.

A futura acessibilidade rodoviária substituirá a congestionada EN 106, ligando Penafiel à localidade de Entre-os-Rios, no sul do concelho.

O troço agora adjudicado atravessará a zona mais urbana de Penafiel em direção a Rans.

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.