ESPECIAL CANDIDATURAS
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS
Projeto Parceria
Porto Canal
Info

Costa espera obras de expansão do metro do Porto neste semestre

Costa espera obras de expansão do metro do Porto neste semestre
| Norte
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro afirmou, esta terça-feira, que espera adjudicar e iniciar "neste semestre" as obras das novas linhas do Metro do Porto, cujo "prazo de entrega de propostas" termina a 18 de fevereiro.

"O prazo de entrega das propostas termina dia 18 e, esperando que não tenhamos muitos incidentes de contencioso [entre concorrentes, no âmbito do concurso público], isso permitirá adjudicar a obra a tempo de ela se iniciar neste semestre de 2020", afirmou António Costa na cerimónia de assinatura do contrato para aquisição de 18 novas viaturas para o Metro do Porto, as primeiras a receber em 2021.

O primeiro-ministro referia-se às empreitadas da nova linha Rosa, no Porto, e do prolongamento da linha Amarela até Vila d' Este, em Vila Nova de Gaia, um investimento total de 307 milhões de euros.

Já o presidente da empresa Metro do Porto, Tiago Braga, foi mais cauteloso, apontando para o "segundo semestre do ano" o início das obras.

Quanto a António Costa, destacou ainda o atual "enorme consenso" existente atualmente sobre a ação climática, defendendo que se deve agir sobre a "energia e a mobilidade".

Por isso, frisou, o governo definiu um "plano integrado de aposta no transporte público".

De acordo com o primeiro-ministro, no Orçamento do Estado para 2020 está previsto "um investimento total de 300 milhões de euros no transporte público", entre "infraestruturas e aquisição de novos meios de transporte".

Quanto às novas linhas do Metro do Porto, a empreitada acrescentará seis quilómetros e 10 milhões de novos clientes à rede.

O prolongamento da Linha Amarela diz respeito ao troço entre entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, ao passo que a Linha Circular (Linha Rosa) será feita entre os Aliados/Praça da Liberdade e a Casa da Música, no Porto.

No início de abril, quando foram lançados os concursos para as duas obras, o ministro do Ambiente apontou para três anos, em 2022, o prazo de conclusão das empreitadas.

O aviso publicado no Diário da República (DR) indica "42 meses" (quatro anos) como "prazo de execução do contrato" da construção da linha Rosa do Porto, com o valor base de 175 milhões de euros.

Quanto à obra de Vila Nova de Gaia, o prazo de execução previsto no DR é de "34 meses" (dois anos e dez meses), com o valor base de 95 milhões de euros.

O Metro do Porto opera atualmente em sete concelhos da Área Metropolitana do Porto através de uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, tendo em 2019 ultrapassado os 71 milhões de clientes, de acordo com dados da empresa.

A frota da Metro do Porto é, atualmente, constituída por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-train.

+ notícias: Norte

Melgaço recusa passagem de linha de alta tensão no concelho até à Galiza

A Câmara de Melgaço rejeitou, por unanimidade, a passagem de uma linha de muito alta tensão na freguesia de Penso, com ligação à Galiza, por considerar que "causaria danos irreparáveis" no ambiente, informou hoje a autarquia.

Detido suspeito responsável pelos incêndios de Valongo que vitimaram animais em Santo Tirso

Foi detido, esta quarta-feira, um indivíduo de 29 anos "indiciado por mais de três dezenas de incêndios florestais, ocorridos na zona de Sobrado, Valongo e Baltar", anunciou a Polícia Judiciária. O suspeito será ainda, segundo a PJ, investigado pelas mortes de dezenas de animais num abrigo de Santo Tirso.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

"O humor nem sempre é para rir"...

N'Agenda

João Gil: "O Porto é uma...

N'Agenda

Manuela Azevedo: "Quem está no...