Costa espera obras de expansão do metro do Porto neste semestre

Costa espera obras de expansão do metro do Porto neste semestre
| Norte
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro afirmou, esta terça-feira, que espera adjudicar e iniciar "neste semestre" as obras das novas linhas do Metro do Porto, cujo "prazo de entrega de propostas" termina a 18 de fevereiro.

"O prazo de entrega das propostas termina dia 18 e, esperando que não tenhamos muitos incidentes de contencioso [entre concorrentes, no âmbito do concurso público], isso permitirá adjudicar a obra a tempo de ela se iniciar neste semestre de 2020", afirmou António Costa na cerimónia de assinatura do contrato para aquisição de 18 novas viaturas para o Metro do Porto, as primeiras a receber em 2021.

O primeiro-ministro referia-se às empreitadas da nova linha Rosa, no Porto, e do prolongamento da linha Amarela até Vila d' Este, em Vila Nova de Gaia, um investimento total de 307 milhões de euros.

Já o presidente da empresa Metro do Porto, Tiago Braga, foi mais cauteloso, apontando para o "segundo semestre do ano" o início das obras.

Quanto a António Costa, destacou ainda o atual "enorme consenso" existente atualmente sobre a ação climática, defendendo que se deve agir sobre a "energia e a mobilidade".

Por isso, frisou, o governo definiu um "plano integrado de aposta no transporte público".

De acordo com o primeiro-ministro, no Orçamento do Estado para 2020 está previsto "um investimento total de 300 milhões de euros no transporte público", entre "infraestruturas e aquisição de novos meios de transporte".

Quanto às novas linhas do Metro do Porto, a empreitada acrescentará seis quilómetros e 10 milhões de novos clientes à rede.

O prolongamento da Linha Amarela diz respeito ao troço entre entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, ao passo que a Linha Circular (Linha Rosa) será feita entre os Aliados/Praça da Liberdade e a Casa da Música, no Porto.

No início de abril, quando foram lançados os concursos para as duas obras, o ministro do Ambiente apontou para três anos, em 2022, o prazo de conclusão das empreitadas.

O aviso publicado no Diário da República (DR) indica "42 meses" (quatro anos) como "prazo de execução do contrato" da construção da linha Rosa do Porto, com o valor base de 175 milhões de euros.

Quanto à obra de Vila Nova de Gaia, o prazo de execução previsto no DR é de "34 meses" (dois anos e dez meses), com o valor base de 95 milhões de euros.

O Metro do Porto opera atualmente em sete concelhos da Área Metropolitana do Porto através de uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, tendo em 2019 ultrapassado os 71 milhões de clientes, de acordo com dados da empresa.

A frota da Metro do Porto é, atualmente, constituída por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-train.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.