Autoridade Marítima ajuda na limpeza do óleo na serra de Santa Justa em Valongo

Autoridade Marítima ajuda na limpeza do óleo na serra de Santa Justa em Valongo
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os trabalhos de prevenção da contaminação com óleo de automóvel das águas da serra de Santa Justa, em Valongo, tiveram, esta terça-feira, a colaboração da Autoridade Marítima, estimando a autarquia que até ao final do dia tenham concluída a tarefa.

Segundo a fonte da câmara do distrito do Porto, os trabalhos foram hoje reforçados com a presença de uma equipa da Autoridade Marítima "a quem a autarquia pediu os meios e os recursos para tentar minimizar os problemas ambientais decorrentes do depósito de óleos de automóvel em duas minas da serra".

Em declarações à Lusa, o comandante da capitania do Porto, Cruz Martins, explicou que o facto de estarem a atuar "fora da sua área de jurisdição" aconteceu por solicitação da autarquia liderada pelo socialista José Manuel Ribeiro.

"Temos a Norte capacidade de combate à poluição por hidrocarbonetos. Temos uma série de meios e pessoal treinado para acorrer a situações de poluição no mar ou em rios", disse Cruz Martins, explicando que a intervenção da equipa destacada "vai verificar-se ao nível da eliminação e recuperação dos óleos depositados no local".

E prosseguiu: "a equipa esteve ontem [segunda-feira] a avaliar a situação e hoje está a fazer a limpeza desses óleos, evitando que através das linhas de águas existente cheguem e contaminem os afluentes do rio Douro".

Segundo Cruz Martins, o óleo está a ser retirado "através da colocação de mantas absorventes de hidrocarbonetos" no interior e no exterior das minas, "acompanhando o curso do ribeiro, também, à superfície", acrescentou à Lusa a fonte da câmara.

O responsável da capitania disse que a câmara estimou "em cerca de 150 litros" a quantidade de óleo, em bidões e derramado, atirado para o Fojo das Pombas e para a G1, na serra de Santa Justa.

A Proteção Civil de Valongo, por seu lado, "lavou as paredes das minas sujas com o óleo", sendo depois a terra para onde este escorreu "recolhida em sacos e transportada para um aterro onde será depositada".

Segundo a Câmara de Valongo "em princípio, a intervenção fica concluída hoje".

A câmara denunciou a 15 de janeiro o depósito ilegal de detritos na serra de Santa Justa, tendo sido detetado no sábado, a poucos metros do Fojo das Pombas, mais detritos num outro acesso a uma das minas da serra.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.