OE2020: BE valoriza medidas acordadas com Governo, mas avisa que ainda há muitas insuficiências

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan 2020 (Lusa) - O BE valorizou hoje os resultados da negociação orçamental com o Governo e as medidas acordadas, mas avisou que, na especialidade, "há ainda tanto por fazer para superar as insuficiências" do Orçamento do Estado para 2020.

Foi ao líder da bancada parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, que coube a responsabilidade de fazer, em nome dos bloquistas, o encerramento do debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), cuja abstenção do partido foi quinta-feira anunciada depois do acordo com o Governo para um conjunto de medidas.

"Valorizamos o resultado da negociação, mas sabemos que há ainda tanto por fazer para superar as insuficiências desta proposta de Orçamento do Estado", afirmou.

Redução do IVA da energia, trabalhadores por turnos, cuidadores informais, respostas à crise da habitação, defesa do investimento público e dos transportes e combate à corrupção foram as áreas elencadas pelo líder parlamentar bloquista como o foco do BE para a fase da especialidade.

"Agora começa o debate de especialidade, agora são as deputadas e os deputados quem fará as escolhas determinantes. Da parte do Bloco de Esquerda, sabemos qual o nosso mandato e não falharemos às pessoas do nosso país", garantiu.

Criticando que a proposta de lei que o Governo apresentou se resuma à palavra "superávite", Pedro Filipe Soares apontou que este "orçamento não é de continuidade porque falha em perceber o contexto do país e do mundo".

"Ortega Y Gasset escreveu que 'eu sou eu e a minha circunstância, e se não a salvo a ela, não me salvo eu'. Esse é o problema da proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo Governo: desconsidera a circunstância em que ele é apresentado", criticou.

JF // ACL

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".