Mau tempo: Prejuízos superiores a seis milhões de euros em Vouzela

Mau tempo: Prejuízos superiores a seis milhões de euros em Vouzela
| Norte
Porto Canal com Lusa

As intempéries do final de dezembro de 2019 causaram prejuízos superiores a seis milhões de euros no concelho de Vouzela, disse hoje o presidente da Câmara, Rui Ladeira.

O autarca lembrou que esta é "a segunda catástrofe na região", depois dos incêndios de outubro de 2017, com consequências ao nível do ambiente, das infraestruturas e da agricultura.

Em 2019, a Câmara de Vouzela trabalhou com um orçamento de quase 16 milhões de euros.

No concelho de Vouzela, pertencente ao distrito de Viseu, mantém-se cortada a Estrada Nacional (EN) 228 (entre a igreja de Fataunços e nó do antigo IP 5), uma situação que o autarca teme que se vá prolongar por muito tempo.

A avaliar por aquilo que aconteceu na EN 16, que, "por causa de 60 metros quadrados, esteve encerrada cerca de meio ano", e "conhecendo a forma de trabalhar dos serviços da Infraestruturas de Portugal (IP)", a expectativa do autarca é a de que a EN 228 "nem daqui a um ano" seja reaberta.

"Ouvi dizer que já há projetos a serem pensados para aquele local. O município de Vouzela, que teve de fazer a sinalização para encerrar a via, não foi ouvido até ao momento", lamentou.

Rui Ladeira defendeu que, seja no caso da EN 228, seja de outras, os responsáveis da IP devem rapidamente ir ao terreno e falar com os autarcas, "porque quando há problemas são eles que estão na primeira linha".

O autarca lembrou que a EN 228 serve diretamente os municípios de S. Pedro do Sul, Vouzela, Viseu e Tondela.

Segundo Rui Ladeira, com os incêndios de outubro de 2017 -- que consumiram 73% do território do concelho de Vouzela -- e as intempéries de dezembro de 2019, todas as margens ribeirinhas "foram praticamente destruídas".

"Também espero que os agricultores da região sejam devidamente compensados", frisou.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.