Procjeto transnacional pede subsídios para agricultores pela preservação do lobo

| País
Porto Canal / Agências

Bragança, 14 jun (Lusa) -- Associações de seis países, incluindo Portugal, vão propor à Comissão Europeia uma remuneração direta aos agricultores das zonas onde existem alcateias de lobos pelo papel que desempenham na preservação da espécie protegida, anunciou hoje fonte ligada ao projeto.

Promover a coexistência pacífica da atividade pastorícia com o lobo é o propósito do projeto de cooperação transnacional "Wolf: Wild Life & Farmers" (Lobo: Vida Selvagem e Agricultores) que junta grupos de ação local de Portugal, Espanha, Estónia, Suécia, Polónia e Roménia.

Além das compensações que existem, nomeadamente pelos ataques de lobos a rebanhos, os promotores deste projeto defendem um reforço dos apoios nas verbas comunitárias para o período entre 2014-2020, que incluam uma "remuneração direta aos agricultores das zonas onde está identificada a existência de alcateias, por meio de pagamento por serviços ambientais".

O projeto leva já dois anos em que cada parceiro trabalhou localmente no levantamento das respetivas realidades e as conclusões serão apresentadas nas jornadas transnacionais agendas para 21 e 22 de junho, em Bragança e Santulhão (Vimioso).

A Corane- Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, que representa Bragança, Vinhais, Vimioso e Miranda do Douro, é um dos parceiros deste projeto que envolve também outro tipo de associações ligadas à temática.

Das ações e reuniões de trabalho entre os parceiros de diferentes países surgiu um documento com propostas que vai ser enviado à Comissão Europeia, segundo adiantou o presidente da Corane, Artur Nunes.

O documento propõe ainda a regulamentação uniforme e criação de medidas preventivas como a implementação de cercas, dotação dos gados de cães de raças específicas para a pastorícia, assim como a atribuição de medidas compensatórias por danos de ataques de lobos.

Sugere ainda a criação de seguros específicos e de etiquetas de certificação de qualidade para produtos oriundos de áreas com alcateias.

Os promotores do projeto acreditam que desta forma será possível diminuir a animosidade em relação ao lobo e contribuir para o desenvolvimento rural, conservação da natureza e simultaneamente para a preservação desta espécie.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.