Formação de padres de quatro dioceses do interior concentrada em Braga

| País
Porto Canal / Agências

Bragança, 14 jun (Lusa) -- As dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu vão transferir para Braga a formação dos últimos anos dos seus seminaristas, deixando de funcionar nos respetivos territórios o chamado Seminário Maior, anunciou hoje fonte eclesiástica.

"A interioridade leva-nos a isso, temos de recorrer aos centros, temos que unificar e concentrar os esforços para uma qualidade superior da formação", afirmou à Lusa o bispo da diocese de Bragança-Miranda, à margem de um Conselho Presbiterial que analisou esta nova solução.

José Cordeiro explicou que os 30 seminaristas das quatro dioceses, que estão a frequentar os últimos anos de formação para o sacerdócio, vão passar a fazê-lo, em Braga, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, a partir de setembro, no início do novo ano académico.

Os seminários maiores das quatro dioceses funcionavam já em conjunto, com a formação a ser ministrada em Viseu, no Instituto Superior de Teologia.

Atendendo às realidades e à situação em que se encontrava o instituto e às normativas próprias emanadas pela Congregação para a Educação Católica, os quatro bispos decidiram "continuar a experiência da formação sacerdotal em comum, mas não em Viseu, torná-la próxima de um Faculdade de Teologia", em Braga, concretizou.

O seminário de Viseu era o que acolhia até agora os cerca de 30 seminaristas que frequentam os últimos anos de formação acompanhados por uma equipa formadora de quatro sacerdotes, um de cada diocese.

"Agora somos todos acolhidos em Braga num projeto comum de formação", acrescentou.

Dos cerca de 30 seminaristas, oito são da diocese de Bragança-Miranda, que no seminário menor de Bragança (até ao 12º ano), tem onze seminaristas.

O bispo diocesano não quis especificar se a decisão das quatro dioceses se deve ao número de seminaristas, afirmando apenas que "deve-se a muitos fatores, mas gostava de vê-la numa perspetiva positiva".

Em quase dois anos à frente da diocese transmontana, José Cordeiro vai ordenar, pela primeira vez um padre, no dia 14 de julho, numa cerimónia na catedral de Bragança, em que serão ordenados um presbítero e um diácono.

A diocese de Bragança-Miranda tem 90 padres, mas apenas 60 párocos no ativo, devido à idade avançada do clero.

A pensar nos que necessitam de assistência, vai ser criada uma Casa Sacerdotal no edifício do seminário de São José, em Bragança, para acolher também sacerdotes que estejam em formação.

Na cidade existia já uma Casa do Clero, em Cabeça Boa, que a diocese entende estar "ultrapassada" e que será alienada para as obras de adaptação do novo espaço no edifício do seminário.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Saiba a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta terça-feira.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.