Mau tempo: Chaves alerta para previsões de subida do caudal do rio Tâmega

Mau tempo: Chaves alerta para previsões de subida do caudal do rio Tâmega
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Chaves alertou, esta quinta-feira, para a necessidade de serem tomadas medidas preventivas em habitações e estabelecimentos comerciais localizados perto das margens do Tâmega, devido às previsões de subida do caudal do rio.

O município do distrito de Vila Real informou que, na sequência do agravamento das condições climatéricas previstas para hoje, nomeadamente a precipitação intensa a partir das 17:00, o caudal do rio Tâmega poderá sofrer “uma subida significativa” e “dar origem a inundações nas zonas ribeirinhas”.

Nesse sentido, a autarquia alertou para a necessidade de serem tomadas “medidas preventivas para salvaguarda de bens, nomeadamente em habitações e comércios localizados nas margens do rio”.

Disse ainda que é preciso retirar os veículos estacionados na zona das Caldas, no estacionamento municipal localizado nas traseiras da pensão Rito e junto à ponte de São Roque.

“Para diminuir prejuízos, cada cidadão em zona de risco de cheia deve tomar as devidas medidas de autoproteção e respetivos procedimentos de segurança”, salientou o município.

As autoridades estão também a “monitorizar ao minuto” o caudal do rio Douro, na cidade de Peso da Régua.

Por precaução, os dois estabelecimentos localizados no cais fluvial da Régua, um bar e uma loja de artesanato, já se encontram fechados e os equipamentos e materiais retirados do seu interior. Também os carros que ali costumam estacionar foram retirados.

O Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real contabilizou cerca de 80 ocorrências, entre as 15:00 de quarta-feira e as 11:00 de hoje, provocadas pelo vento forte e precipitação intensa.

A maior parte das ocorrências estão relacionadas com quedas de árvores que provocaram cortes temporários de estradas e falhas de eletricidade, houve ainda pequenas inundações e decorações de Natal derrubadas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu para hoje um aviso vermelho para nove distritos devido à previsão de chuva forte e rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora.

No distrito de Vila Real, este aviso vigora entre as 12:00 e as 21:00.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.