Forte de S. Miguel, na Nazaré, ultrapassa um milhão de visitantes

| País
Porto Canal com Lusa

Nazaré, Leiria, 09 dez 2019 (Lusa) -- O Forte de S. Miguel Arcanjo, na Nazaré, atingiu um milhão de visitantes desde a abertura ao público do monumento, que só este ano já foi visitado por mais de 300 mil pessoas, divulgou hoje a câmara.

"Houve um aumento de visitantes em todos os espaços culturais, mas o Forte [de S. Miguel Arcanjo] mantém-se como o monumento mais icónico, tendo já ultrapassado, em novembro, os 300 mil visitantes", disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara da Nazaré, Walter Chicharro (PS).

Os dados hoje divulgados demonstram que, desde a sua abertura ao público, em 2014, o monumento "registou 1.000.000 visitantes, oriundos de 120 países", o que, para o autarca, reflete "a importância do Farol como fator promocional da Nazaré e do país, no âmbito das ondas gigantes e da promoção que tem sido feita em vários pontos do mundo, quer pelo município quer pelo Turismo de Portugal".

O Forte, que foi cedido pelo Estado à autarquia, em 2014, abriu ao público nesse ano, entre os meses de julho e novembro, tendo recebido 41.876 visitantes.

A partir de 2015, passou a estar aberto praticamente todo o ano, tendo nesse ano sido visitado por 80.099 pessoas.

Em 2016 recebeu 121.374 visitantes, em 2017 174.059, em 2018 251.693 e, finalmente, este ano "os números ainda não estão fechados, mas a fasquia dos 300 mil já tinha sido ultrapassada o mês passado", vincou o presidente.

Numa nota às redações, a câmara anunciou hoje "um crescimento no número de visitas à oferta disponibilizada pelos equipamentos culturais do município", entre os quais o Centro Cultural da Nazaré, que registou, em 2019, "um aumento de mais de mil visitantes em comparação com o ano anterior".

O espaço de exposições e divulgação da cultura e etnografia da Nazaré recebeu já este ano 44.196 visitantes "que procuraram conhecer melhor a oferta disponibilizada pelo espaço ao longo desses meses", com a realização de perto de uma dezena de exposições temporárias.

A estas junta-se o Centro Interpretativo do Museu (vivo) do Peixe Seco, um dos núcleos do Museu dedicado a uma arte ancestral que "tem recebido muitos pedidos de visitas educativas, de grupos organizados, quer de escolas quer de outras instituições", afirmou Walter Chicharro.

O Centro Cultural tinha registado, em 2018, 43.121 visitas, denotando uma tendência de crescimento: 41.436 em 2017; 32.715 em 2016 e 31.662 em 2015.

Números que "evidenciam o momento alto de notoriedade" que afirma a Nazaré "cada vez mais como uma marca global", acrescentou o autarca, exemplificando com "a escolha das ondas da Nazaré para representar Portugal numa grande campanha de marketing do Turismo em Nova Iorque (Times Square), nos Estados Unidos".

A aposta no surf e na promoção das ondas grandes geradas pelo canhão da Nazaré, um dos maiores desfiladeiros submarinos da Europa "deram os seus resultados", afirmou o autarca, ressalvando que o interesse gerado pela Nazaré é visível também "através de indicadores do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)".

Quanto ao ascensor da Nazaré, em 2016, transportou cerca de 900.000 passageiros por ano e, desde 2017, "ultrapassou significativamente esse número, o que, segundo o IMT, faz com que este transporte centenário seja o mais procurado do país", superando, de acordo com o autarca, elevadores históricos em Lisboa e no Porto.

DA // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.