Sete filmes de produção portuguesa no festival do Rio de Janeiro

| País
Porto Canal com Lusa

Rio de Janeiro, Brasil, 09 dez 2019 (Lusa) - Sete filmes de produção portuguesa, entre os quais "Vitalina Varela", de Pedro Costa, "Technoboss", de João Nicolau, e "Frankie", de Ira Sachs, estão no Festival do Rio, que começa hoje no Rio de Janeiro.

"Todos sabemos da importância da cultura em nosso país. E, não por acaso, lutamos tanto pela realização desta edição", refere a organização do festival, na página oficial.

Até ao dia 19, serão mostrados alguns dos filmes, entre produções brasileiras e estrangeiras. Estão programados sete filmes portugueses e de coprodução internacional, incluindo "No quarto da Vanda" e "Vitalina Varela", ambos de Pedro Costa.

Na secção "Expetativa 2019" foram incluídos "Alva", de Ico Costa, e "Campo", documentário de Tiago Hespanha, enquanto "O filme do Bruno Aleixo", de João Moreira e Pedro Santo - que se estreia em Portugal em janeiro - será exibido na secção "Midnight".

No "Panorama do Cinema Mundial" serão mostrados "Technoboss", de João Nicolau, e "Frankie", filme do realizador norte-americano Ira Sachs, rodado em Portugal, com Isabelle Huppert.

Da programação geral, destaque para outras obras que têm sido exibidas em festivais internacionais, como "O traidor", de Marco Bellocchio, "Jojo Rabbit", de Taika Waititi, "Judy", de Rupert Goold, e "Os mortos não morrem", de Jim Jarmusch.

O Festival do Rio, a cumprir a 21.ª edição, estará repartido por mais de uma dezena de espaços culturais da cidade, entre os quais o Instituto Moreira Salles, a Reserva Cultural Niterói e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.